Pastor, bispo ou ministro não necessariamente precisa ser casado. Preferivelmente, deve (1Tm 3.4-5 ...Que [o bispo] governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como terá cuidado da igreja de Deus?)), mas há exceções. O solteiro(a), se tiver dom para isso, cuida melhor das coisas de Deus que o casado(a) [1Co 7.32-34 E bem quisera eu que estivésseis sem cuidado. O solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor; 33 Mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher. 34 Há diferença entre a mulher casada e a virgem. A solteira cuida das coisas do Senhor para ser santa, tanto no corpo como no espírito; porém, a casada cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido]. O pastor, se servir a Deus melhor casado, e se tiver dom para isso, deve se casar, e vice-versa [Porque quereria que todos os homens fossem como eu [Paulo] mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom [vocação para casado ou solteiro], um de uma maneira e outro de outra. (I Coríntios 7:7 acf)]. Se for casado, com uma só mulher [1Tm 3.2 NVI/NVT/NTLH/NAA (versões modernas), exceto ACF/ARC]. A respeito do aconselhamento pastoral, terá limitações, mas o aconselhamento é de natureza e tem como base a Bíblia e não experiência pessoal.
Lembrem-se de John Wesley e John Stott, e tantos outros fiéis solteiros no Senhor. Apóstolo Paulo, e o próprio Jesus Cristo.
Quando há grave perseguição, como ocorreu na época apostólica, e conforme aconselhamento de Paulo em 1Coríntios, nem sempre se recomendaria casar (1Coríntios 7.1-2 Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher; Mas, por causa da fornicação, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.). Mas cada um exerça o dom e chamado que recebeu de Deus (1Co 7.7 cf. as palavras de Jesus em Mateus 19.11-12 sobre as pessoas solteiras e celibatárias - ou, em termo antigo, eunucos):
Pois há razões diferentes que tornam alguns homens incapazes para o casamento: uns, porque nasceram assim; outros, porque foram castrados; e outros ainda não casam por causa do Reino do Céu. Quem puder [isto é, quem tiver o dom de solteiro cf. 1Coríntios, colchetes meus, Roberto], que aceite este ensinamento. Mateus 19.12 NTLH
Sou testemunha que o casamento no Senhor é uma bênção: "E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele." (Gênesis 2:18)
Amém
Glória a Deus
Roberto
Nenhum comentário:
Postar um comentário