sábado, 15 de novembro de 2025

15-nov 23h30 Teologia Sistemática Atualizada - 2 parágrafos

https://www.mediafire.com/file/ai729bfvlz6m1t0/15-nov_-_Teologia_Sistem%25C3%25A1tica_Interdenominacional_-_Roberto_Fiedler_Rossi.pdf/file

Graça e paz... achei dois erros, aprimorei os parágrafos e atualizei o arquivo no link acima.

****Págs 229 e 290

Correção**** (no pdf esta escrito 230 e 291)



8.5 Livre-Arbítrio do Homem Natural? Livre-arbítrio e Apostasia

pág 229

Como dito no capítulo 13, a salvação (que é um bem operado pelo Senhor) é uma atuação pontual de Deus na vida de uma pessoa, e nisso estou falando da regeneração e da justificação (atos de Deus), e não da conversão que as antecede, também chamada por mim de processo de conversão, que, para o indivíduo ser salvo, cabe a fé salvadora, que vem da Palavra, e o livre-arbítrio, liberdade de escolha restaurada, que é convencida, constrangida e convertida pelo amor e pela graça de Deus. Mais detalhes na seção 13.6 Considerações sobre o Livre-arbítrio e no capítulo 10, especialmente 10.3.1 O Processo de Conversão e a Graça Preveniente. Ver também 10.5.4 Eleição Arminiana versus Luterana: O Não-resistir, que antecede a Fé, vem da Natureza Humana, recebida pelo Espírito pela Graça em vida, ou vem da Palavra? Conceito de Eleição versus Salvação.


10.3.1 O Processo de Conversão e a Graça Preveniente

pág 290

Porém, são todos justificados? Não, pois muitos são resistentes. Por isso cremos que pelo sacrifício de Cristo veio a graça preveniente, que capacita a todos os homens, sem exceção, para eventual justificação de vida, se, segundo expressões bíblicas sem interpretação, as pessoas não resistirem ao Espírito (Atos 7.51 vós sempre resistis ao Espírito Santo), mas se arrependerem e crerem – lapidadas melhor por Paulo e Pedro em suas cartas segundo a revelação progressiva de Deus, coisa que concorda com a sã teologia, que enfatizaram que o crer, o aceitar, e o não resistir é de Deus e não nosso, e assim por Deus somos convencidos (no caso, pelo Espírito cf. João 16.8: convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo), constrangidos pelo Seu amor (Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 2Coríntios 5:14,15), por Sua natureza, beleza e Palavra, e convertidos pela graça de Deus (Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. [para que ninguém se orgulhe] Efésios 2:8,9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário