sábado, 8 de novembro de 2025

8/11 12h25 Graça resistível ou irresistível? Método de interpretação bíblica (cap. 2).

8/11/25 12h25 - horário de Brasília


Graça e paz!

PDF atualizado no mediafire.com 12h25:

https://www.mediafire.com/file/ai729bfvlz6m1t0/Teologia_Sistem%25C3%25A1tica_Interdenominacional_%25287_de_novembro_de_2025%2529_-_Roberto_Fiedler_Rossi.pdf/file

10.3.3 Como Faço a Ligação Teológica entre a Depravação Total Calvinista, a Expiação Calvinista Moderada e a Graça Preveniente Armínio-Wesleyana acerca da Culpa Herdada? A Graça é, segundo a Bíblia, Resistível ou Irresistível?

[...]

Já antecipando algumas coisas da seção 10.6 Perseverança dos Santos, que é uma das minhas favoritas seções, o calvinismo diz que a graça é irresistível tanto antes, como depois da regeneração, ou seja, o homem não a pode resistir, nem perder a salvação. Em contrapartida, o arminianismo diz que a graça é sempre resistível, ou seja, Deus não impõe sua vontade sobre ninguém, e também o salvo pode perder a fé. Neste livro, neste equilíbrio, não me atenho a conceitos fixos como graça sempre resistível ou irresistível, isso não me parece bíblico, é lógico-teológico, e não me interessa. Eu simplesmente não sei se a graça em cada etapa da vida é resistível ou não, só sei que em algumas etapas da vida ela é resistível (isto é bíblico), em outras me parece irresistível constrangedora em amor, todavia o que sei é que a graça opera sempre com amor, flui do amor de Deus. Falar que é assim quando a Bíblia não falou, por exemplo, falar que a graça é irresistível após a justificação porque creio na perseverança, será mesmo? Ou será que os salvos, na verdade, nunca resistem à graça resistível, podendo resistir apenas temporariamente? Não sei, e quero ficar com o que a Palavra diz, sem me ater a conceitos lógicos de homens. Não importa achar, se a Palavra não diz se a graça é resistível ou irresistível em cada etapa da vida/salvação, eu não quero afirmar nada.

"Porquanto, quem tem resistido à sua vontade? (Romanos 9:19b) - esse texto realmente não é uma afirmação doutrinária da graça irresistível!

Se alguém quisesse me forçar a dar uma resposta, me parece, como defendo na primeira etapa da vida segundo Wesley, que o primeiro contato com o evangelho é irresistível (Deus convida a pessoa pela Palavra), para restaurar-lhe a liberdade de escolha. Após esse contato com a Palavra, a pessoa pode resistir a Deus (graça resistível, bíblica) e ser condenada, ou ser salva pelo Senhor, somente pela Palavra (veja que aqui a Escritura não diz que é porque a pessoa não resistiu que foi salva – Jesus é o Salvador – pela Palavra!). Após o novo nascimento, a perseverança parece ser irresistível, ou simplesmente os salvos nunca resistem à graça resistível, ou, se os salvos temporariamente resistem ao Espírito e pecam, são novamente em vida constrangidos pelo amor do Senhor e se arrependem dos seus pecados conforme a Escritura. Está vendo? Parte desse parágrafo é bíblico, e parte são uniões lógicas-racionais-teológicas sem efeito de agradar a Deus. Portanto, para quê defender isso?

Enfim, voltando às origens, eu acredito que o modelo que mais se aproxima da Bíblia é este, ao mesmo tempo em que é fiel ao caráter de Deus de amor. Peço paciência para o leitor examinar com cuidado para ver se realmente esse modelo faz sentido e pode ser aplicado em sua vida (e não ficar só em teoria).



ALTERADO NOME DO MÉTODO DE INTERPRETAÇÃO DAS ESCRITURAS SAGRADAS NO CAP. 2 PARA MÉTODO QUE DENOMINO "HISTÓRICO-GRAMATICAL-TEOLÓGICO" (talvez esse nome não exista).
Como aprendi no mestrado, a Bíblia é um livro teológico e o método histórico gramatical sem levar em consideração a teologia do trecho é insuficiente. Portanto, método histórico-gramatical sem desprezar a teologia por trás dos versos é o método adotado por mim.

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