segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Aprimoramento 4/nov/25 Teologia Sistemática

Mesmo link:

https://www.mediafire.com/file/ai729bfvlz6m1t0/Teologia_Sistem%25C3%25A1tica_Interdenominacional_%25283_de_novembro_de_2025%2529_-_Roberto_Fiedler_Rossi.pdf/file


Tetxo corrigido, link atualizado.


10.5.4 Eleição Arminiana versus Luterana: O Não-resistir, que antecede a Fé, vem da Natureza Humana, recebida pelo Espírito pela Graça em vida, ou vem da Palavra? Conceito de Eleição versus Salvação

Estava com dúvida e fui orar ao Senhor. O Senhor me iluminou nas Escrituras no meio da oração hoje, 3/nov/25: Aquele que não resiste à Palavra, Deus opera nele e ele recebe fé salvadora e é salvo. Mas essa não resistência a Deus é do homem, ainda que capacidade recebida anteriormente de Deus, ou é Deus quem opera isso nele?

 

A Bíblia diz que a salvação é pela fé. (Efésios 2:8)

Mas, antes disso, a Bíblia diz que a fé vem pela Palavra de Deus. (Romanos 10.17)

Mas, antes disso, a Bíblia diz que temos que receber a Palavra (Atos 2.41, 17.11) para crer (não resistir).:

 

Ok, mas esse não resistir é de Deus ou do homem?

A Bíblia não fala e não dá a entender que o não resistir a Deus, pelo qual Deus salva (escrito na Bíblia como “salvação”), é de Deus ou do homem (ou seja, a Bíblia não une as palavras salvação, regeneração e justificação com não resistir), mas a Bíblia sim dá a entender explicitamente que a eleição é de Deus e não do homem!

E a eleição – conforme a Bíblia inerrante – é de Deus unicamente! E a eleição precede a salvação!

Os que dantes conheceu, predestinou (elegeu), chamou em vida, justificou, glorificou... (Rm 8.29-30)

Nos elegeu nele para obediência por meio da fé (1Pedro 1:2), e não pela obediência por meio da fé! (olha que não é Paulo falando, é Pedro):

Eleitos segundo a presciência (que significa conhecer anteriormente as pessoas/os que dantes conheceu os elegeu/cf. Mateus 7.23 – Jesus nunca conheceu os ímpios) de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência [e não pela obediência] e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.

Portanto, conclui-se que o coração resistente é vencido e essa resistência cessada pelo contato com a Palavra de Deus!

Conclui-se que, se a eleição, etapa anterior da salvação, é assim, a salvação/justificação também é: o ser humano é salvo pela Palavra de Deus, pela graça, por Cristo, pelo Espírito, por meio da fé, que opera tudo nele, e o conduz a, quebrantando sua liberdade de escolha gentilmente, mas não arrombando a porta, abrir a porta para JESUS entrar (Ap 3.20). Jesus entrando, a pessoa é salva, e ceia com Cristo nas bodas, terrenas (Ceia do Senhor) e celestiais (Ceia das Bodas do Cordeiro)!

Glória a Deus! Como Deus é Maravilhoso! ALELUIA!

E Deus não rejeita ninguém que se aproxima Dele em humildade, mas o recebe como Filho eleito!

Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário