Versão abaixo é o da Teologia Sistemática (o mesmo conteúdo está mais enxuto na Declaração de Fé Bíblica - 12. EXPIAÇÃO DE CRISTO A TODOS E A CADA UM DOS HOMENS)
Recheei de versículos bíblicos.
Downloads, mesmos links:
Declaração de Fé (15/11):
Teologia Sistemática (15/11):
10.2.5 A relação entre a Queda de Adão e o Sacrifício de
Cristo a Todos e a Cada Um. Cristo, a Justiça de Deus!
Deixo algumas citações. “A culpa dos pecados de toda a humanidade foi imputada a
Cristo quando Ele morreu. A imputação corresponde às exigências da lei no que
diz respeito a cada pessoa. Cristo, em sua morte, remove as barreiras jurídicas
que se colocam no caminho para qualquer pessoa ser perdoada por Deus. O Senhor
quis que esta morte fosse uma provisão universal para toda a humanidade, a fim
de que todos possam ser salvos [mas poucos
serão salvos, pois a porta é apertada e o caminho é estreito, entretanto, mesmo
que foi Deus quem criou as condições da porta e do caminho, o homem tem coração
obstinado e rebelde que recusa vir às bodas de Cristo, recusa se sujeitar às
regras do Rei, colchetes meus, Roberto].
O comando para indiscriminadamente oferecer o evangelho a todos por meio do
evangelho é baseado na disponibilidade real dessa suficiente satisfação para
todo homem. Cristo realmente sofreu e morreu em Sua pessoa infinita a morte que
era devida a todo homem. Esta visão é a associada com o calvinismo moderado”. (Tony
Byrne, blog
Theological Meditations. Disponível em: <http://theologicalmeditations.blogspot.com/> apud Pinheiro,
Emerson, 2018). Cristãos devem
evangelizar porque Deus deseja que todos os homens sejam salvos [Deus deseja que todos creiam em Seu Filho] e fez expiação por todos eles, assim
removendo as barreiras legais que exigem sua condenação (Allen, David e
Lemke, Steve, Whosoever Will, 2010).
Remoção das barreiras legais:
Colossenses 2.14 Havendo riscado a cédula que era contra
nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou
do meio de nós, cravando-a na cruz.
Efésios 2:13-16 Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes
estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa
paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que
estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos,
que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem,
fazendo a paz, e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com
ela as inimizades.
Cristo, neste sentido, morreu por todos os homens, incluindo
os ímpios e injustos, segundo a Escritura (Romanos 5.6, 1Pedro 3.18). As
barreiras jurídicas que se colocam no caminho para qualquer pessoa ser perdoada
por Deus foram removidas por Cristo, visto que por esse mesmo aspecto de sua
morte, a todas as pessoas, veio a graça preveniente (Jo 12.32 E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim; Romanos 5.18 Pois assim como por uma só ofensa veio o
juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de
justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida).
Vamos explicar melhor. Citemos novamente Grudem. Como nós
nascemos mortos em delitos e pecados, nascemos com a culpa e corrupção do
pecado. Acerca da culpa herdada:
Culpa herdada – Segundo as Sagradas Escrituras somos considerados culpados perante Deus por causa do pecado de Adão. E o apóstolo Paulo nos explica dizendo: “Portanto… por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens porque todos pecaram” (Romanos 5.12). Ao observarmos o contexto, veremos que Paulo não está tratando dos pecados que as pessoas cometem efetivamente no seu dia a dia, pois todo o parágrafo (Romanos 5.12-21) trata exatamente da comparação entre Adão e Cristo, portanto quando Paulo diz “assim passou a todos os homens, porque todos pecaram”, ele está dizendo que por meio do pecado de Adão, “todos (os homens) pecaram”. Herdamos em Adão a culpa do pecado. Quando Adão pecou, o Senhor Deus considerou todos os futuros descendentes de Adão como pecadores. Mesmo que ainda não existíssemos, Deus que sabe quer o futuro quer o presente, Ele sabia que iríamos existir e passou a nos considerar culpados em Adão. E ele afirma mais: Ele diz que Cristo morreu “por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5.8), mesmo que muitos de nós nem existíssemos, mas Ele nos considerou pecadores necessitados de salvação. Adão pecou, e Deus nos considerou tão culpados tanto quanto Adão. Isto se chamar imputar, isto é, “considerar pertencente a alguém, e assim fazer pertencer a esse alguém”. Grudem (2001).
A expiação calvinista moderada, usada neste livro, diz que
Cristo tomou sobre si a culpa de Adão (essa culpa de que Grudem fala acima),
que englobava os impedimentos legais para que cada pessoa pudesse ser salva por
Deus. Como assim?
Como Adão pecou, e por ele veio a morte (Romanos 5.12), era
necessário que, quem quisesse ser salvo, devia cumprir plenamente a lei
mosaica, ou seja, desfazer os efeitos da queda de Adão nessa pessoa. Todos os
seres humanos nascem sob essa pena, e assim, sem um Salvador, deveriam por si
mesmos cumprir a lei para conquistarem a salvação para si:
Gálatas 3.10-11 Todos aqueles, pois, que são das
obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo
aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da
lei, para fazê-las. E é evidente que pela lei ninguém será justificado
diante de Deus, porque o justo viverá pela fé.
Mas isso é impossível (Porquanto o que era impossível à
lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em
semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Para que
a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas
segundo o Espírito. Romanos 8:3,4), visto que a lei exigia perfeição (Porque qualquer
que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
Tiago 2.10), e como nós nascemos mortos, imperfeitos e com a carne (natureza
pecaminosa), somos pecadores, não conseguimos cumprir a lei (Pois quê? Somos
[os apóstolos da Escritura] nós mais excelentes? De maneira nenhuma,
pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo
do pecado; Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Romanos
3:9,10. Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da
lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável
diante de Deus. Romanos 3:19 Porque todos pecaram e destituídos estão da
glória de Deus; Romanos 3:23), sendo nós impedidos de sermos salvos sem
cumprir a lei (exceto se outro a conquistar por nós) cf. Col 2.14 e Efésios
2.13-16.
MAS veio um, Cristo Jesus, que cumpriu a lei por nós (Não
pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir.
Mateus 5:17), TODOS os mandamentos, adquiriu a salvação pelos próprios méritos,
e disponibilizou a salvação, que se havia perdido, a todo homem. É o Salvador.
Se fosse possível que um de nós conseguisse obedecer toda a
lei pelas obras, só conquistaria a salvação para si mesmo, pois já nasceu com a
culpa do pecado de Adão, já nasceu pessoa pecadora. Mas Cristo não só obedeceu
toda a exigência de Deus, como, por ser imaculado (por ter nascido sem pecado
cf. Hebreus 4.15 Porque não temos um sumo sacerdote
que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como
nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado), ainda
disponibilizou a salvação para todos cf. Romanos 1.16-17 (Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus
para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego [grego = gentios = todos os outros povos que não são judeus, como nós,
brasileiros, colchetes meus]. Porque nele se descobre a justiça de Deus
de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé).
Como Adão, um homem pecou, era necessário que outro homem
conquistasse a salvação pela justiça de Deus (Porque assim como a morte veio por um homem, também a
ressurreição dos mortos veio por um homem. 1Coríntios 15.21), por isso Cristo veio (Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão
vivificados em Cristo. 1Coríntios 15.22), que não é só
Deus, mas também homem (tornou-se homem, o Verbo se fez carne, João 1.1-18).
Com a morte de Cristo a nosso favor, nós não precisamos mais cumprir a lei para
sermos salvos (o que seria impossível), pois Cristo já a cumpriu (Gálatas 4.4-5
Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou
seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam
debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos),
ele reconquistou a salvação perdida por Adão por nós na aliança da graça (nova
aliança). A exigência do cumprimento da lei Mosaica (lei de Deus) era um
impedimento à salvação de todo homem, pois todo homem nasce culpado do pecado
de Adão, mas Cristo removeu as barreiras jurídicas (a imputação
do pecado / culpa de Adão, veja que Romanos 5.12-13 usa a palavra “imputação”),
e, por isso, nós não precisamos mais cumprir a lei, não temos mais essas
barreiras jurídicas, mas a salvação recebemos por um novo caminho, uma nova
aliança, segundo a justiça de Deus. Qual caminho? O sangue de Jesus, por meio
da fé (Ef 2.8). É disso que fala Hebreus 10.16-20 (Esta é a aliança que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas
leis em seus corações, e as escreverei em seus entendimentos; acrescenta:
E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades. Ora,
onde há remissão destes, não há mais oblação [não há mais outra oferta/sacrifício] pelo pecado. Tendo, pois,
irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto
é, pela sua carne). Ver o ANEXO B – CATECISMO DE
HEIDELBERG.
Falando novo meio, alguém há que foi salvo segundo as obras?
Não, nenhum. Todos nascemos pecadores, ímpios, depravados (Romanos 3). Mas
Cristo não morreu no ano 33 d.C.? Sim. E a salvação das pessoas anteriores a
Cristo na história, não era pela fé, ou era pelas obras? Sim, também era pela
fé. Abraão, em aproximadamente 2100 a.C., foi salvo pela fé (Gênesis 15.6 E
creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça). Como, isso? Ocorre que
Cristo é verdadeiro Deus, e Deus não está sujeito ao tempo (mas fora do tempo),
por isso o seu sacrifício, o sacrifício de Cristo (Cordeiro de Deus),
verdadeiro homem e Deus foi de alcance ATEMPORAL e UNIVERSAL, ou seja, abrange
todas as pessoas de todas as épocas e lugares do tempo humano. Como o
sacrifício de Cristo é atemporal, não só abrange todo o tempo das coisas
criadas (passado, presente e futuro), mas suas consequências duram até a
eternidade. Como é universal, abrange todas as pessoas de todo o universo
(mesmo que estejam no espaço). Quem me ensinou que o sacrifício de Cristo foi
atemporal e universal foi o teólogo arminiano Jamierson Oliveira num debate
antigo sobre arminianismo na internet.
Isso tudo, ainda que os salvos do AT foram justificados pela
fé (declarados justos, como nós somos a partir do Novo Testamento), os pecados
cometidos antes de Cristo, na primeira aliança (ex. de Enoque, Noé, Abraão,
Moisés, Davi, Daniel...) eram “cobertos” pelo sacrifício de animais como dizia
o salmista (Salmo 32.1 Bem-aventurado
aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto). O sangue dos touros e bodes nunca perdoaram, na verdade, os pecados,
mas os cobriam cf. a revelação progressiva em Hebreus 10.4 (Porque é
impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados). Todos os
pecados da humanidade foram efetivamente perdoados apenas por Cristo cf. Hebreus 9.15 Por essa razão, Cristo é o mediador de uma nova aliança
para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que
ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança.
Depois de Cristo não é necessário mais nenhum sacrifício de
animal, nem outro sacrifício humano como o Dele, pois o sacrifício de Cristo
foi cabal, terminado, vicário, completo, perfeito, único, celeste, e não
precisa ser repetido cf. Hebreus
10.10,14 Na qual vontade temos sido santificados pela oblação [oblação
= oferta/sacrifício] do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez; v.14 Porque, com uma só
oblação, aperfeiçoou para sempre os que são
santificados.
Por isso, ainda que a justiça de Deus demandasse que quem
quisesse ser salvo devia cumprir a lei de Deus, isso era impossível, mas Deus
fez assim para que Cristo fizesse o impossível para nós, sendo também homem
perfeito. Deus Pai colocou esse critério, segundo a justiça de Deus para
exaltar Deus Filho, Jesus Cristo, sobre tudo e sobre todos.
Romanos 10.4 Porque o fim da lei
é Cristo para justiça de todo aquele que crê.
O fim de tudo isso que falamos da lei mosaica, é Cristo!
Para quê? Para justiça (para salvar, justificar, declarar justo) de todo aquele
que crê. Amém.
Agora, quem é salvo, justificado e regenerado, pela fé, andando
em Espírito, cumpre em si mesmo a lei de Deus: Gálatas 5.14 Porque toda
a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu
próximo como a ti mesmo.
Voltando ao assunto, leiamos Romanos 5:
17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por
esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça,
reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. 18 Pois assim como por uma só
ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um
só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
Por uma só ofensa, de Adão, veio o juízo sobre todos e cada
um dos homens para condenação (veja que isso tem o sentido de ser de sentido
jurídico, legal, pois Romanos 5.12-13 usa a palavra “imputação”), pois
sabemos que toda humanidade, cada um deles foi afetado pela Queda. Assim também
por um só ato de justiça, de Cristo, veio a graça sobre todos e cada um dos
homens, abrindo caminho para justificação de vida de todas as pessoas do mundo,
se elas crerem (pela fé). Assim, a Graça sobre todos os homens é a Graça de
Deus que retira todo impedimento legal, jurídico, para que todos quantos crerem
possam alcançar a vida eterna, segundo o critério Bíblico, que é Cristo.
Cristo morreu por todos os homens, dando chance a todos, por
isso todo aquele que ouvir a mensagem do evangelho e crer é salvo. O sacrifício
de Cristo não é limitado a alguns, como se só alguns pudessem ser salvos, mas a
porta da graça está aberta. Já a eficácia e aplicação do sacrifício de Cristo no
quesito e ato de salvar, justificar, de tomar os pecados das pessoas para Si e
transmitir Sua justiça é apenas aos crentes, apenas aos que creem.
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