sábado, 15 de novembro de 2025

15-nov Declaração de Fé Bíblica e Teologia Sistemática Interdenominacional aprimoradas:

Versão abaixo é o da Teologia Sistemática (o mesmo conteúdo está mais enxuto na Declaração de Fé Bíblica - 12. EXPIAÇÃO DE CRISTO A TODOS E A CADA UM DOS HOMENS)

Recheei de versículos bíblicos.

Downloads, mesmos links:

Declaração de Fé (15/11):

https://www.mediafire.com/file/q3lwoap7t9k895y/15-nov_-_Declara%25C3%25A7%25C3%25A3o_de_F%25C3%25A9_B%25C3%25ADblica_-_Roberto_Fiedler_Rossi.pdf/file

Teologia Sistemática (15/11):

https://www.mediafire.com/file/ai729bfvlz6m1t0/15-nov_-_Teologia_Sistem%25C3%25A1tica_Interdenominacional_-_Roberto_Fiedler_Rossi.pdf/file


10.2.5 A relação entre a Queda de Adão e o Sacrifício de Cristo a Todos e a Cada Um. Cristo, a Justiça de Deus!

Deixo algumas citações. “A culpa dos pecados de toda a humanidade foi imputada a Cristo quando Ele morreu. A imputação corresponde às exigências da lei no que diz respeito a cada pessoa. Cristo, em sua morte, remove as barreiras jurídicas que se colocam no caminho para qualquer pessoa ser perdoada por Deus. O Senhor quis que esta morte fosse uma provisão universal para toda a humanidade, a fim de que todos possam ser salvos [mas poucos serão salvos, pois a porta é apertada e o caminho é estreito, entretanto, mesmo que foi Deus quem criou as condições da porta e do caminho, o homem tem coração obstinado e rebelde que recusa vir às bodas de Cristo, recusa se sujeitar às regras do Rei, colchetes meus, Roberto]. O comando para indiscriminadamente oferecer o evangelho a todos por meio do evangelho é baseado na disponibilidade real dessa suficiente satisfação para todo homem. Cristo realmente sofreu e morreu em Sua pessoa infinita a morte que era devida a todo homem. Esta visão é a associada com o calvinismo moderado”. (Tony Byrne, blog Theological Meditations. Disponível em: <http://theologicalmeditations.blogspot.com/> apud Pinheiro, Emerson, 2018). Cristãos devem evangelizar porque Deus deseja que todos os homens sejam salvos [Deus deseja que todos creiam em Seu Filho] e fez expiação por todos eles, assim removendo as barreiras legais que exigem sua condenação (Allen, David e Lemke, Steve, Whosoever Will, 2010).

Remoção das barreiras legais:

Colossenses 2.14 Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.

Efésios 2:13-16 Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.

Cristo, neste sentido, morreu por todos os homens, incluindo os ímpios e injustos, segundo a Escritura (Romanos 5.6, 1Pedro 3.18). As barreiras jurídicas que se colocam no caminho para qualquer pessoa ser perdoada por Deus foram removidas por Cristo, visto que por esse mesmo aspecto de sua morte, a todas as pessoas, veio a graça preveniente (Jo 12.32 E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim; Romanos 5.18 Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida).

Vamos explicar melhor. Citemos novamente Grudem. Como nós nascemos mortos em delitos e pecados, nascemos com a culpa e corrupção do pecado. Acerca da culpa herdada:

Culpa herdada – Segundo as Sagradas Escrituras somos considerados culpados perante Deus por causa do pecado de Adão. E o apóstolo Paulo nos explica dizendo: “Portanto… por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens porque todos pecaram” (Romanos 5.12). Ao observarmos o contexto, veremos que Paulo não está tratando dos pecados que as pessoas cometem efetivamente no seu dia a dia, pois todo o parágrafo (Romanos 5.12-21) trata exatamente da comparação entre Adão e Cristo, portanto quando Paulo diz “assim passou a todos os homens, porque todos pecaram”, ele está dizendo que por meio do pecado de Adão, “todos (os homens) pecaram”. Herdamos em Adão a culpa do pecado. Quando Adão pecou, o Senhor Deus considerou todos os futuros descendentes de Adão como pecadores. Mesmo que ainda não existíssemos, Deus que sabe quer o futuro quer o presente, Ele sabia que iríamos existir e passou a nos considerar culpados em Adão. E ele afirma mais: Ele diz que Cristo morreu “por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5.8), mesmo que muitos de nós nem existíssemos, mas Ele nos considerou pecadores necessitados de salvação. Adão pecou, e Deus nos considerou tão culpados tanto quanto Adão. Isto se chamar imputar, isto é, “considerar pertencente a alguém, e assim fazer pertencer a esse alguém”. Grudem (2001).

A expiação calvinista moderada, usada neste livro, diz que Cristo tomou sobre si a culpa de Adão (essa culpa de que Grudem fala acima), que englobava os impedimentos legais para que cada pessoa pudesse ser salva por Deus. Como assim?

Como Adão pecou, e por ele veio a morte (Romanos 5.12), era necessário que, quem quisesse ser salvo, devia cumprir plenamente a lei mosaica, ou seja, desfazer os efeitos da queda de Adão nessa pessoa. Todos os seres humanos nascem sob essa pena, e assim, sem um Salvador, deveriam por si mesmos cumprir a lei para conquistarem a salvação para si:

Gálatas 3.10-11 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé.

Mas isso é impossível (Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Romanos 8:3,4), visto que a lei exigia perfeição (Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Tiago 2.10), e como nós nascemos mortos, imperfeitos e com a carne (natureza pecaminosa), somos pecadores, não conseguimos cumprir a lei (Pois quê? Somos [os apóstolos da Escritura] nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Romanos 3:9,10. Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. Romanos 3:19 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Romanos 3:23), sendo nós impedidos de sermos salvos sem cumprir a lei (exceto se outro a conquistar por nós) cf. Col 2.14 e Efésios 2.13-16.

MAS veio um, Cristo Jesus, que cumpriu a lei por nós (Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir. Mateus 5:17), TODOS os mandamentos, adquiriu a salvação pelos próprios méritos, e disponibilizou a salvação, que se havia perdido, a todo homem. É o Salvador.

Se fosse possível que um de nós conseguisse obedecer toda a lei pelas obras, só conquistaria a salvação para si mesmo, pois já nasceu com a culpa do pecado de Adão, já nasceu pessoa pecadora. Mas Cristo não só obedeceu toda a exigência de Deus, como, por ser imaculado (por ter nascido sem pecado cf. Hebreus 4.15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado), ainda disponibilizou a salvação para todos cf. Romanos 1.16-17 (Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego [grego = gentios = todos os outros povos que não são judeus, como nós, brasileiros, colchetes meus]. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé).

Como Adão, um homem pecou, era necessário que outro homem conquistasse a salvação pela justiça de Deus (Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. 1Coríntios 15.21), por isso Cristo veio (Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. 1Coríntios 15.22), que não é só Deus, mas também homem (tornou-se homem, o Verbo se fez carne, João 1.1-18). Com a morte de Cristo a nosso favor, nós não precisamos mais cumprir a lei para sermos salvos (o que seria impossível), pois Cristo já a cumpriu (Gálatas 4.4-5 Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos), ele reconquistou a salvação perdida por Adão por nós na aliança da graça (nova aliança). A exigência do cumprimento da lei Mosaica (lei de Deus) era um impedimento à salvação de todo homem, pois todo homem nasce culpado do pecado de Adão, mas Cristo removeu as barreiras jurídicas (a imputação do pecado / culpa de Adão, veja que Romanos 5.12-13 usa a palavra “imputação”), e, por isso, nós não precisamos mais cumprir a lei, não temos mais essas barreiras jurídicas, mas a salvação recebemos por um novo caminho, uma nova aliança, segundo a justiça de Deus. Qual caminho? O sangue de Jesus, por meio da fé (Ef 2.8). É disso que fala Hebreus 10.16-20 (Esta é a aliança que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, e as escreverei em seus entendimentos; acrescenta: E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades. Ora, onde há remissão destes, não há mais oblação [não há mais outra oferta/sacrifício] pelo pecado. Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne). Ver o ANEXO B – CATECISMO DE HEIDELBERG.

Falando novo meio, alguém há que foi salvo segundo as obras? Não, nenhum. Todos nascemos pecadores, ímpios, depravados (Romanos 3). Mas Cristo não morreu no ano 33 d.C.? Sim. E a salvação das pessoas anteriores a Cristo na história, não era pela fé, ou era pelas obras? Sim, também era pela fé. Abraão, em aproximadamente 2100 a.C., foi salvo pela fé (Gênesis 15.6 E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça). Como, isso? Ocorre que Cristo é verdadeiro Deus, e Deus não está sujeito ao tempo (mas fora do tempo), por isso o seu sacrifício, o sacrifício de Cristo (Cordeiro de Deus), verdadeiro homem e Deus foi de alcance ATEMPORAL e UNIVERSAL, ou seja, abrange todas as pessoas de todas as épocas e lugares do tempo humano. Como o sacrifício de Cristo é atemporal, não só abrange todo o tempo das coisas criadas (passado, presente e futuro), mas suas consequências duram até a eternidade. Como é universal, abrange todas as pessoas de todo o universo (mesmo que estejam no espaço). Quem me ensinou que o sacrifício de Cristo foi atemporal e universal foi o teólogo arminiano Jamierson Oliveira num debate antigo sobre arminianismo na internet.

Isso tudo, ainda que os salvos do AT foram justificados pela fé (declarados justos, como nós somos a partir do Novo Testamento), os pecados cometidos antes de Cristo, na primeira aliança (ex. de Enoque, Noé, Abraão, Moisés, Davi, Daniel...) eram “cobertos” pelo sacrifício de animais como dizia o salmista (Salmo 32.1 Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto). O sangue dos touros e bodes nunca perdoaram, na verdade, os pecados, mas os cobriam cf. a revelação progressiva em Hebreus 10.4 (Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados). Todos os pecados da humanidade foram efetivamente perdoados apenas por Cristo cf. Hebreus 9.15 Por essa razão, Cristo é o mediador de uma nova aliança para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança.

Depois de Cristo não é necessário mais nenhum sacrifício de animal, nem outro sacrifício humano como o Dele, pois o sacrifício de Cristo foi cabal, terminado, vicário, completo, perfeito, único, celeste, e não precisa ser repetido cf. Hebreus 10.10,14 Na qual vontade temos sido santificados pela oblação [oblação = oferta/sacrifício] do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez; v.14 Porque, com uma só oblação, aperfeiçoou para sempre os que são santificados.

Por isso, ainda que a justiça de Deus demandasse que quem quisesse ser salvo devia cumprir a lei de Deus, isso era impossível, mas Deus fez assim para que Cristo fizesse o impossível para nós, sendo também homem perfeito. Deus Pai colocou esse critério, segundo a justiça de Deus para exaltar Deus Filho, Jesus Cristo, sobre tudo e sobre todos.

Romanos 10.4 Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.

O fim de tudo isso que falamos da lei mosaica, é Cristo! Para quê? Para justiça (para salvar, justificar, declarar justo) de todo aquele que crê. Amém.

Agora, quem é salvo, justificado e regenerado, pela fé, andando em Espírito, cumpre em si mesmo a lei de Deus: Gálatas 5.14 Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

Voltando ao assunto, leiamos Romanos 5:

17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. 18 Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.

Por uma só ofensa, de Adão, veio o juízo sobre todos e cada um dos homens para condenação (veja que isso tem o sentido de ser de sentido jurídico, legal, pois Romanos 5.12-13 usa a palavra “imputação”), pois sabemos que toda humanidade, cada um deles foi afetado pela Queda. Assim também por um só ato de justiça, de Cristo, veio a graça sobre todos e cada um dos homens, abrindo caminho para justificação de vida de todas as pessoas do mundo, se elas crerem (pela fé). Assim, a Graça sobre todos os homens é a Graça de Deus que retira todo impedimento legal, jurídico, para que todos quantos crerem possam alcançar a vida eterna, segundo o critério Bíblico, que é Cristo.

Cristo morreu por todos os homens, dando chance a todos, por isso todo aquele que ouvir a mensagem do evangelho e crer é salvo. O sacrifício de Cristo não é limitado a alguns, como se só alguns pudessem ser salvos, mas a porta da graça está aberta. Já a eficácia e aplicação do sacrifício de Cristo no quesito e ato de salvar, justificar, de tomar os pecados das pessoas para Si e transmitir Sua justiça é apenas aos crentes, apenas aos que creem.


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