10.5 DA ETERNA ELEIÇÃO DE DEUS 311
10.5.1 Duas Teorias
da Eleição – Eleição Racional e Lógica Arminiana Reformada (10.5.2 – 10.5.2.5)
e Eleição Luterana Clássica Baseada na Palavra de Deus e na Fórmula de Concórdia
(10.5.3 – 10.5.9)
10.5.2 Introdução à Eleição Arminiana 313
10.5.2.1 A Eleição no Ponto de Vista Arminiano Reformado 313
10.5.2.2 Pontos de Vista de Armínio a Respeito da
Predestinação 316
10.5.2.3 Os Decretos de Deus 318
10.5.2.4 Reflexão 319
10.5.2.5 Minha Defesa Anterior ao Arminianismo 320
10.5.3 A Eleição no Ponto de Vista Luterano Clássico – Baseado na
Palavra de Deus e Não na Lógica 322
10.5.3.1 Ensino Luterano a Respeito do Ensino da Eleição
Eterna 324
10.5.3.2 Ensino Luterano a Respeito do Ensino Equivocado da
Eleição 327
10.5.3.3 Romanos 9.22 e 23 ensinam a dupla predestinação? 328
10.5.3.4 Adaptando-se 330
10.5.3.5 Conclusão 330
10.5.4 Eleição Arminiana versus Luterana: O Não-resistir,
que antecede a Fé, vem da Natureza Humana, recebida pelo Espírito pela Graça em
vida, ou vem da Palavra? Conceito de Eleição versus Salvação 331
10.5.5 Ligação de Graça Resistível com a Graça Preveniente
do Espírito Santo na Conversão 333
10.5.6 João 10.26 e Isaías 45.7 Defendem o Calvinismo? 334
10.5.7 O Amor e Propósito de Deus versus a Eleição
Calvinista. Amor Salvífico Incondicional a Todos; Separação Divina aos
Pecadores; e Amor Íntimo aos Eleitos. Amor Condicional ou Incondicional? Quão
Grande é o Amor de Deus? 336
10.5.8 Contra a Dupla Predestinação e a Condenação de Bebês;
Acerca da Salvação de Pessoas que Nunca Ouviram o Evangelho 340
10.5.9 O Perfil dos Eleitos de Deus 345
O tipo de eleição que chamo como arminiana reformada é quase
igual (muito semelhante) a algumas linhas de eleição luterana modernas (pois
houve controvérsias sobre a eleição séculos após Lutero), exceto pelos quatro
níveis de decretos de Armínio. Essas linhas luteranas não são as mesmas do
luteranismo clássico que defendo, encontrado na Fórmula de Concórdia, que fica só com o
revelado pela Palavra de Deus, e que não deseja
saber o que Deus revelou apenas para Si (As coisas encobertas pertencem ao
Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos
para sempre Deuteronômio 29:29a).
Portanto, João
10.26 e Isaías 45.7 não ensinam que Deus faz o mal moral, nem defende o
calvinismo.
As palavras de Cristo dizem, com a linguagem bíblica sem interpretação (não
falando de teologia), e isto está acima de Calvino, Armínio e
Lutero, aquele que não renuncia a tudo
quanto tem não pode ser seu discípulo. Se falar isso é mérito
humano, talvez devamos ver a teologia com olhos mais críticos, e voltar a
confiar mais no Espírito da Escritura.
E por que digo, como crendo na eleição luterana, que a graça
não é irresistível como o conceito calvinista? Simplesmente
porque existiram pessoas, como está escrito em Hebreus 6:4-6, e Mateus 7.21-23,
a quem o Espírito Santo de Deus deu dons espirituais e foram condenados ao
inferno, e que nós dizemos, concordando com John Bunyan, que Deus, através dos
dons espirituais, queria amolecer os seus corações para os salvar de fato, e
não que aqueles que até o bendito Espírito Santo de amor deu dons nunca tiveram
oportunidade de salvação por causa de uma escolha soberana do Pai (o que seria
contraditório).
Vamos meditar
em alguns raciocínios referentes à eleição incondicional calvinista. Se Deus nos forçasse a amá-lo sem
que pudéssemos resistir, ao mesmo tempo de que algum réprobo ao nosso lado é
condenado sem condição alguma de aceitar a Cristo, isso não representa um
verdadeiro amor. Deus, como creio, requer amor voluntário (para ser amor real, assim como
foi na criação dos anjos e dos homens), ainda que esse amor venha Dele, pois
nos amou primeiro.
REORGANIZADA TAMBÉM A SEÇÃO 7 DA SOTERIOLOGIA:
10.7 VISÃO GERAL DA
DOUTRINA DA SALVAÇÃO PROPOSTA
10.7.1 Panorama da
Salvação
10.7.2 TULIP, FACTS
ou o quê? Como Resumir Teologicamente esta Soteriologia? Uma Tentativa de
Sintetizar, Transmitir e Explicar mais brevemente a Doutrina da Salvação
Desenvolvida neste Livro e Defendida neste Capítulo
10.7.3 Dedicatória:
Sobre os Ombros de Gigantes
Fim
Nenhum comentário:
Postar um comentário