domingo, 9 de novembro de 2025

Capítulo 10 (Soteriologia), Seções 5 (Eleição) e 7 reorganizadas. Capítulo 2 melhorado em 2 parágrafos.

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PDF ATUALIZADO EM 19h45 (horário de Brasília no mediafire):

(9/11 19h45 Correções / aprimoramentos de 2 parágrafos no capítulo 2)


9/11 12h00: Capítulo 10 (Soteriologia), Seção 5 (Eleição) reorganizado, cinco ou seis parágrafos reescritos.


Sem querer, lendo o sumário do meu livro, descobri que alguns certos tópicos estavam dentro da eleição arminiana, mas continuavam válidos e bíblicos, e batem com a eleição luterana. Foram reorganizados para as subseções após a eleição luterana.


Sumário atualizado:



10.5 DA ETERNA ELEIÇÃO DE DEUS             311

10.5.1 Duas Teorias da Eleição – Eleição Racional e Lógica Arminiana Reformada (10.5.2 – 10.5.2.5) e Eleição Luterana Clássica Baseada na Palavra de Deus e na Fórmula de Concórdia (10.5.3 – 10.5.9)

            10.5.2 Introdução à Eleição Arminiana      313

            10.5.2.1 A Eleição no Ponto de Vista Arminiano Reformado        313

            10.5.2.2 Pontos de Vista de Armínio a Respeito da Predestinação         316

            10.5.2.3 Os Decretos de Deus          318

            10.5.2.4 Reflexão       319

            10.5.2.5 Minha Defesa Anterior ao Arminianismo              320

10.5.3 A Eleição no Ponto de Vista Luterano Clássico – Baseado na Palavra de Deus e Não na Lógica              322

            10.5.3.1 Ensino Luterano a Respeito do Ensino da Eleição Eterna          324

            10.5.3.2 Ensino Luterano a Respeito do Ensino Equivocado da Eleição              327

            10.5.3.3 Romanos 9.22 e 23 ensinam a dupla predestinação?  328

            10.5.3.4 Adaptando-se          330

            10.5.3.5 Conclusão 330

10.5.4 Eleição Arminiana versus Luterana: O Não-resistir, que antecede a Fé, vem da Natureza Humana, recebida pelo Espírito pela Graça em vida, ou vem da Palavra? Conceito de Eleição versus Salvação          331

10.5.5 Ligação de Graça Resistível com a Graça Preveniente do Espírito Santo na Conversão          333

10.5.6 João 10.26 e Isaías 45.7 Defendem o Calvinismo?             334

10.5.7 O Amor e Propósito de Deus versus a Eleição Calvinista. Amor Salvífico Incondicional a Todos; Separação Divina aos Pecadores; e Amor Íntimo aos Eleitos. Amor Condicional ou Incondicional? Quão Grande é o Amor de Deus?  336

10.5.8 Contra a Dupla Predestinação e a Condenação de Bebês; Acerca da Salvação de Pessoas que Nunca Ouviram o Evangelho              340

10.5.9 O Perfil dos Eleitos de Deus 345




Parágrafos aprimorados nas seções acima:


Esclarecimento

O tipo de eleição que chamo como arminiana reformada é quase igual (muito semelhante) a algumas linhas de eleição luterana modernas (pois houve controvérsias sobre a eleição séculos após Lutero), exceto pelos quatro níveis de decretos de Armínio. Essas linhas luteranas não são as mesmas do luteranismo clássico que defendo, encontrado na Fórmula de Concórdia, que fica só com o revelado pela Palavra de Deus, e que não deseja saber o que Deus revelou apenas para Si (As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre Deuteronômio 29:29a).

[...]

Portanto, João 10.26 e Isaías 45.7 não ensinam que Deus faz o mal moral, nem defende o calvinismo.

[...]

As palavras de Cristo dizem, com a linguagem bíblica sem interpretação (não falando de teologia), e isto está acima de Calvino, Armínio e Lutero, aquele que não renuncia a tudo quanto tem não pode ser seu discípulo. Se falar isso é mérito humano, talvez devamos ver a teologia com olhos mais críticos, e voltar a confiar mais no Espírito da Escritura.

[...]

E por que digo, como crendo na eleição luterana, que a graça não é irresistível como o conceito calvinista? Simplesmente porque existiram pessoas, como está escrito em Hebreus 6:4-6, e Mateus 7.21-23, a quem o Espírito Santo de Deus deu dons espirituais e foram condenados ao inferno, e que nós dizemos, concordando com John Bunyan, que Deus, através dos dons espirituais, queria amolecer os seus corações para os salvar de fato, e não que aqueles que até o bendito Espírito Santo de amor deu dons nunca tiveram oportunidade de salvação por causa de uma escolha soberana do Pai (o que seria contraditório).

[...]

Vamos meditar em alguns raciocínios referentes à eleição incondicional calvinista. Se Deus nos forçasse a amá-lo sem que pudéssemos resistir, ao mesmo tempo de que algum réprobo ao nosso lado é condenado sem condição alguma de aceitar a Cristo, isso não representa um verdadeiro amor. Deus, como creio, requer amor voluntário (para ser amor real, assim como foi na criação dos anjos e dos homens), ainda que esse amor venha Dele, pois nos amou primeiro.


REORGANIZADA TAMBÉM A SEÇÃO 7 DA SOTERIOLOGIA:


10.7 VISÃO GERAL DA DOUTRINA DA SALVAÇÃO PROPOSTA. 367

        10.7.1 Panorama da Salvação. 367

        10.7.2 TULIP, FACTS ou o quê? Como Resumir Teologicamente esta Soteriologia? Uma Tentativa de Sintetizar, Transmitir e Explicar mais brevemente a Doutrina da Salvação Desenvolvida neste Livro e Defendida neste Capítulo. 370

        10.7.3 Dedicatória: Sobre os Ombros de Gigantes. 379



Fim


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