segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Complementação: Batismo, curso de batismo e relação com países e culturas ao redor do mundo

27/10/25 - último parágrafo


11.1 Introdução à Doutrina da Igreja (final) - 13/10

Cremos em dois sacramentos para a Igreja: O Batismo e a Ceia. Assim como a Confissão de Fé de Westminster (1643-1649), não consideramos o batismo e ceia simplesmente ordenanças, ou simplesmente mandamentos, ou que apenas possuem aparência exterior, mas sacramentos, pelos quais o fiel é certamente abençoado e agraciado pelo Senhor continuamente (e não pelo sacramento por ele mesmo).

Como a Confissão de Fé de Westminster corretamente expressa: “Só há dois sacramentos ordenados por Cristo, nosso Senhor, no evangelho, ou seja: o Batismo e a Ceia do Senhor [alguns a chamam de Santa Ceia]. Nenhum dos quais pode ser administrado senão por um ministro da Palavra, legalmente ordenado. Mt 28.19; 1Co 11.20,23; 4.1; Hb 5.4.


11.2 Batismo

Cremos no sacramento do batismo para a Igreja (Mt 28.19). O método batismal mais adequado biblicamente é a imersão completa (conforme Mt 3.6, Mt 3.16 saiu logo da água) uma só vez, com imposição de mãos (Hb 6.2), em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, (Mt 28.19) sob a autoridade do Senhor Jesus (At 19.5).

Como aprendi há um mês num culto de batismo na Livres Church, Igreja Livres, denominação a qual frequento, ainda que eu não soubesse se isso seria realmente correto para Deus, mas como o Senhor me reforçou hoje de madrugada (13 de outubro de 2025) o raciocínio deste parágrafo em divina revelação por meio de um lindo sonho, escrevo com confiança e certeza: Acerca do batismo, por uma questão logística, quem já aceitou a Jesus e tem compromisso e temor a Deus, mesmo que ainda não conseguiu fazer o curso de batismo (como é ministrado em diversas denominações cristocêntricas), nem se inscreveu para a lista de batismo, mas sabendo que fará o curso e que não deixará a denominação (ou seja, não desaparecerá após o batismo...), pois o curso demora meses, e nem sempre temos a disponibilidade do curso e culto de batismo para batizar imediatamente os que se rendem a Cristo como fazia a igreja primitiva, portanto, frisando, por uma questão logística, o irmão / irmã pode sim ser batizado pelos ministros legalmente ordenados no culto de batismo em que estiver no momento em que tal menção e chamado for feito pelos pastores, e segue-se que está liberado para tomar a Ceia do Senhor dali em diante (talvez iniciando-se no mesmo culto), isso se não estiver fazendo-o indignamente, pois quem se batiza e participa da ceia indignamente o faz para sua própria condenação (sim, inclui-se nisto o batismo), mas quem se batiza e ceia de acordo com o que instruiu o Senhor Jesus e o apóstolo Paulo nas Escrituras certamente é abençoado e renovado. Assim, quem já aceitou a Jesus no apelo, já teve uma mudança interior (regeneração), não deve ser impedido de declarar ao mundo e a todos externamente pelo batismo que é ovelha e seguidor de Cristo por uma questão logística – de disponibilidade do curso de batismo na igreja (a cada três meses, no caso), e de falta de condição para batizar os batizandos imediatamente após aceitarem a Jesus – pois o culto de batismo só ocorre uma vez ao mês nessa denominação, e creio que em muitas denominações a realidade é semelhante, e por isso podem levar isso em consideração em nome do Senhor Jesus.

(27/10)

Conversei com minha sábia esposa Suzi, e por isso complemento o parágrafo anterior, escrevendo que em cada país e em cada cultura o processo de batismo, membresia e ceia pode e deve ser adaptado no que a Bíblia não ordena explicitamente. No Brasil, país com relativa paz, é realmente adequado e bom que aquele que quer ser batizado seja ensinado nos caminhos do Senhor e discipulado por um excelente e robusto curso (gratuito) antes de fazer tal importante escolha de se batizar e declarar ao mundo a sua fé, especialmente levando em consideração tanta confusão com centenas de denominações e dezenas de seitas, com pessoas que usam o nome de Deus e não são "árvores que dão bons frutos", com muita desinformação, confusões no meio "gospel" (lembre-se de que estamos nos "últimos tempos"), desconhecimento do que se deve renunciar para ser seguidor de Cristo, ou talvez o simples desconhecimento das boas novas, que é o evangelho de Cristo encontrado na Bíblia Sagrada, poder de Deus para todo aquele que crê. Em contrapartida, suponhamos que uma pessoa se converte em meio a alguma guerra, e esse irmão esteja em grande alegria após ter aceitado e confessado a Jesus, então, quem ousaria colocar condições adicionais para que ele seja batizado nas águas conforme o Senhor ordena, constrangendo-o de modo que precisaria passar por algumas aulas de teologia e ministrações para ser batizado sendo que está em risco de vida em meio à guerra, e sendo que a Obra e o Reino de Deus na vida das pessoas da Terra são maiores do que o impacto de todas as denominações juntas?

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