terça-feira, 23 de abril de 2024

Atualizada Teologia Sistemática Interdenominacional na seção 4.2 "Cristo Nasceu sem Pecado"

 Graça e Paz.

Estive estudando, estudando, revisando o livro, orando para que Deus me mostrasse algo incorreto.... pesquisando... e não achei satisfatório nem exato o raciocínio da seção "Cristo nasceu sem pecado".

PDF atualizado no post anterior.

Grato


-----------------------------------------------------------------------------------------------------

4.2 Cristo Nasceu sem Pecado

A respeito da transmissão do pecado, de dez, tenho visto que uns nove teólogos da atualidade defendem que o pecado é transmitido pelo pai (traçando a linhagem até Adão), seja por Adão ser o primeiro cabeça ou representante federal da humanidade cf. Rm 5.12ss, seja pela semente paterna, visto que Cristo não teve pai biológico terreno cf. Lc 1.35, mas Seu Pai é Deus. Como andei suspeitando e pesquisando, a Bíblia não diz nada sobre isso claramente, e o ministério Answers in Genesis, com seus teólogos (e também cientistas e geneticistas), aborda muito melhor esse mistério. De acordo com Hodge, Bodie (2024):

 

“O Pecado Original (Natureza do Pecado) é Passado pela Linhagem Genética do Pai?

Como o pecado original foi eliminado para que Cristo permanecesse sem pecado?

Esta questão e variantes semelhantes surgiram no passado. Acompanhe este raciocínio:

Base: Jesus não tinha pecado (Hebreus 4:15, 1 João 3:5). Jesus era descendente de Adão conforme Lucas 3 (em Sua humanidade). Os descendentes de Adão recebem o pecado original porque estavam em Adão quando Adão pecou (Romanos 5:12). Então, como Jesus evitou ter o pecado original?

Existem várias respostas populares a isto (argumentos básicos dados abaixo) que mostram que não há contradição nas Escrituras:

1.      Linhagem paterna: Jesus herdou material genético de Maria (para ser totalmente humano, ou seja, descendente de Adão para se tornar o Último Adão), mas não de José, portanto, o pecado original deve passar do pai para a descendência. Isso permite que Jesus evite o pecado original.

2.      A natureza do pecado passa espiritualmente: o pecado original é imaterial e não precisa ser transmitido aos descendentes através da genética. É transmitido espiritualmente pela virtude de que todos são descendentes de Adão. Mas Deus impediu que o pecado original entrasse em Cristo no ventre.

 

1.    Modelo “linha paterna”

A primeira visão é o modelo da linha paterna. Inicialmente, este parece ser um modelo razoável, mas existem alguns problemas associados a ele.

Não há Escrituras que conectem o nascimento virginal ao pecado ou à natureza pecaminosa. A razão para o nascimento virginal é uma entrada milagrosa no mundo através do cumprimento de profecias como Gênesis 3:15 e Isaías 7:14. Deve-se ter cautela ao acrescentar outras implicações ao nascimento virginal.

Em segundo lugar, se a natureza pecaminosa é materialista e passou pelo pai enquanto a reprodução ocorre, então, em teoria, um “clone” (de qualquer forma) usando dois conjuntos de DNA feminino (resultando em apenas uma mulher) poderia ser sem pecado e Jesus não será mais único por estar separado dos pecadores (Hebreus 7:26).

A punição pelo pecado é a morte (Gênesis 2:17; 3:19, Romanos 5:12) e teoricamente se um desses “clones” não tivesse natureza pecaminosa e não pecasse, então ele não poderia morrer e deveria viver eternamente, portanto, um meio de vida eterna sem a necessidade de Jesus Cristo (João 14:6). Jesus, que não tinha pecado, ainda morreu na cruz sem ser pecador; mas para morrer, Ele se fez pecado por nós (Hebreus 9:28; 2 Coríntios 5:21).

Muitas vezes, na cultura de hoje, as pessoas tentam encontrar explicações materialistas devido às influências do materialismo e do naturalismo (fundamentos da evolução) que excluem o sobrenaturalismo e o reino espiritual. Mas a verdade, a lógica, a informação, as almas, a mente, a natureza pecaminosa e assim por diante não são entidades materiais.

É vital perceber a diferença entre o material e o imaterial nesta discussão. Considere o seguinte:

 

A.     Adão

Adão originalmente tinha DNA (ácido desoxirribonucleico) perfeito (Gênesis 1:31, Deuteronômio 32:4), e ainda assim não havia nenhum pecado original encontrado nele no início. A natureza pecaminosa surgiu quando Adão pecou. Houve mudanças genéticas envolvidas em Gênesis 3? Talvez, mas tal posição não deveria ser mantida dogmaticamente. Mas o fato de que os genes podem existir sem a natureza pecaminosa mostra que a natureza pecaminosa não está intrinsecamente ligada à genética.

 

B.     A vida é transmitida e não é material

A vida também passou de Adão para todos nós. Mas originalmente a vida de Adão veio de Deus quando Deus soprou vida nele (Gênesis 2:7), embora todo o seu corpo fosse formado com DNA, carne, ossos, etc. Esta vida imaterial vinda de Deus era independente do corpo de Adão, uma vez que foi “soprada” nele.

 

C.     Satanás/Demônios

Satanás e os demônios podem ser o ápice para mostrar que a natureza pecaminosa não está ligada aos meios materiais. Satanás é espírito e pode tentar, influenciar e até mesmo entrar nas pessoas (Lucas 22:3 com Judas) ou nos animais (Gênesis 3 com a serpente, e em Marcos 5:1-17 com a Legião e os porcos). Eles pecaram e continuam a pecar (tendo sua própria natureza pecaminosa) sem genes humanos. Isto mostra que a natureza pecaminosa não está confinada ao DNA humano.

 

2.    Modelo “a natureza do pecado passa espiritualmente”

Ao contrário do primeiro modelo, este modelo não limita a natureza pecaminosa a uma entidade física que precisa ser transmitida. Portanto, não há problema para a natureza pecaminosa em Satanás e nos demônios.

Este modelo assume a posição de que o pecado original não é necessário para que alguém seja tentado de todas as maneiras. Remonta à Mulher do Jardim do Éden e aponta as tentações anteriores ao pecado original. Quando olhamos para Adão e a Mulher, descobrimos que uma pessoa pode existir sem natureza pecaminosa e ainda assim ser tentada tanto externa quanto internamente (a Mulher desejando o fruto e tomando-o), mas depois pecar ao prosseguir quando ela e Adão comeram.

Portanto, quando Cristo foi concebido pelo Espírito Santo, não houve nenhum pecado original intrínseco passado para Cristo, embora ainda utilizasse o material genético de Maria para se tornar descendente de Adão. Tal tarefa não seria problema para o Criador do universo.

Resumindo, esta visão sustenta que a natureza do pecado não é física e, portanto, não é transmitida por meios genéticos, mas por meios espirituais.

Considere que “em Adão todos morrem e todos serão vivificados em Cristo” (1 Coríntios 15:22).

A.     Pecado original traduzido em morte para todos.

B.     A salvação da morte traduziu-se em ser vivificado.

A salvação e a vida eterna em Cristo são o oposto direto do pecado original e da morte em Adão. A salvação é passada às pessoas espiritualmente, não por meios físicos e definitivamente não por meios genéticos. Neste modelo, não há razão para assumir que o pecado original foi nada menos do que transmitido por meios espirituais; entretanto, Romanos 7:13–25 parece localizar as tendências pecaminosas como sendo parte da carne (do grego sarx, que significa carne ou corpo). Ele afirma que nada de bom habita em sua carne (versículo 18), que havia uma lei em seu corpo guerreando contra sua mente (versículo 23) e busca libertação de seu corpo [físico] de morte (versículo 24).

Parece particularmente difícil explicar esta última visão em termos completamente leigos, porque não se baseia em nenhum mecanismo físico como o anterior. Então deixe-me dizer isto: em virtude de sermos pecadores por sermos descendentes de Adão, automaticamente recebemos a natureza pecaminosa não por qualquer meio físico, mas por meios espirituais e Cristo, sendo Deus, simplesmente não a recebe pela virtude de que Ele é o Filho de Deus [e sua concepção foi guardada pela virtude do Espírito Santo, colchetes meus].”

Hodge, Bodie (2014).

Tanto que isso está certo que Bavinck (2012) escreveu: o pecado não é material, nem uma substância, mas uma qualidade moral, culpa moral e corrupção moral, mas como disse Hoekema (2018), tanto o pecado e a fé estão no coração, que é o centro do homem.

Mais do que isso, na minha opinião, é mistério oculto do Senhor (Deuteronômio 29.29 As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei). Amém.

Hodge, Bodie. Is Original Sin (Sin Nature) Passed through the Father’s Genetic Line? Disponível em: <https://answersingenesis.org/sin/original-sin/sin-nature-passed-through-fathers-genetic-line/>. Acesso em: Abr. 2024.


Nenhum comentário:

Postar um comentário