sábado, 6 de abril de 2024

Bom dia na paz de Jesus!

 A paz!

Esqueci de mencionar neste blog um dos motivos de eu ter me afastado um pouco da conclusão de Agostinho sobre o Espírito Santo ser o amor entre o Pai e o Filho com todas as letras, o que faria Ele parecer de certa forma e hereticamente impessoal, ou um sentimento, e me aproximado da noção de pessoa de Boécio (séc. V) para cada uma das Pessoas da Trindade: "centros distintos de conhecimento, amor, vontade e ação."

Por isso, na edição de 2 ou 3 de abril eu escrevi na doutrina do Espírito Santo (Teologia Sistemática Interdenominacional, cap. 5 seção 1):

O Espírito Santo é uma Pessoa, e não uma força ativa, nem um sentimento. Gosto muito desse trecho de João, que fala do relacionamento pessoal do Pai e do Filho com o Espírito Santo: 

13 Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.

14 Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.

15 Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. (João 16:13-15 acf)

O Espírito Santo recebeu do que é de Jesus e do Pai, e depois o anunciou. Concluo que é uma Pessoa e que o Espírito também ama o Pai e o Filho e vice-versa.

PORTANTO,

acrescentarei um parágrafo ao livro "Tentando entender um pouco mais da Trindade através da Teologia e da Filosofia":

O Espírito é uma Pessoa, e não uma força ativa, nem um sentimento: gosto muito desse trecho de João 16.13-15, que mostra um relacionamento pessoal do Filho e do Pai com a Pessoa do Espírito: (13 Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas [o Espírito Santo] dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. 14 Ele me glorificará, porque [Ele, o Espírito Santo] há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. 15 Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que [o Espírito Santo] há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar).

Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário