sábado, 6 de abril de 2024

Deus me deu mais um parágrafo, e me esclareceu esse assunto. PDF atualizado, mesmo link.

Graça e paz! 

Link da Teologia Sistemática (PDF) de 7/abr/24.

Lindo parágrafo que Deus me deu dia 6 e 7 sobre o Espírito Santo, seção 3.6 (é o quarto parágrafo, o maior):

Dia 7 - pequenas correções e acrescentada frase: "o Espírito também nos ama" no meio do quarto parágrafo; também neste dia aprimorei esse parágrafo na conclusão da seção 3.4 sobre a procedência do Espírito também do Filho:

pág. 85 (7/abr/24)

Portanto, Deus Pai é eternamente a fonte da divindade, não gerado; Deus Filho é eternamente gerado do Pai; e Deus Espírito Santo é eternamente procedente do Pai, e eternamente enviado do Filho (ou eternamente procedente do Pai e do Filho, tanto faz). Por que coloquei tantas vezes eternamente? Porque, dando uma última ênfase, isso nunca foi diferente, pois Deus é imutável – não muda, nunca mudou!


págs. 96-98 (7/abr/24)

A Essência de Deus

Depois de tudo isso, podemos concluir e avançar um pouco no raciocínio. Assim como uma pessoa qualquer (como eu e você) não pode ser conhecida meramente por afirmações, ainda que sejam verdadeiras afirmações de nossa pessoa, assim também não conhecemos a Deus verdadeiramente e intensamente apenas com afirmações de atributos, mas conhecemos o que de Deus se pode conhecer (o que Ele se revelou Dele mesmo) com um relacionamento pessoal com Jesus Cristo pelo Espírito Santo na preparação de Deus Pai.

O nome Yahweh em Êxodo 3 dito por Deus mesmo (que é Ehyeh) significa EU SOU (lembre-se de que o nome de Deus dito por uma criatura, Yahweh, significa Ele É). Desta maneira, a essência de Deus também reside no fato de que Deus é o Ser Absoluto, a própria “Realidade Absoluta” (Piper, John, 2020, Who Is Yahweh?), compartilhada entre as três Pessoas da Trindade. Deus é criador de tudo, causador de tudo; tudo o que existe existe Nele. O apóstolo Paulo disse em Atos 17 que “nele [em Deus] vivemos, e nos movemos, e existimos”, “pois ele [Deus] mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas”.

A essência de Deus, além do significado de Ser Absoluto – o Eu Sou (do qual todas as coisas, substâncias e seres derivam) – conforme João indica, conforme a Pessoa e o sacrifício de Cristo, conforme o relacionamento com o Espírito diariamente, e conforme o relacionamento com o Pai em oração claramente indica é o AMOR (1João 4).

Mas eu discordo de Agostinho (1995) e Stanley Grenz (2000) que isso significa que o Espírito é o amor em que o Pai ama o Filho e o Filho ama o Pai conforme Agostinho escreveu, pois o Espírito é uma Pessoa também, e não algo impessoal, nem um atributo divino (ou vários). Já observei alguns caindo neste erro ou inconsistência. Romanos 15.30 (ACF, pelo amor do Espírito) mostra que o Espírito, sendo Pessoa, assim como o Pai e o Filho, também ama, e assim na relação das três Pessoas da Deidade (também baseando-me secundariamente na teoria social da Trindade), o Pai também ama o Espírito e vice-versa, o Filho também ama o Espírito e vice-versa e o Espírito também nos ama (deste modo não defendo coisas como Agostinho fez, falando que o “Pai é o amante, o Filho é o amado, e o Espírito Santo é o amor”, com a qual não creio que a Escritura como um todo e a sã teologia concorde). Como o Espírito é uma Pessoa, a Escritura em João 16.13-15 mostra um relacionamento pessoal do Filho e do Pai com a Pessoa do Espírito (Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas [o Espírito Santo] dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque [Ele, o Espírito Santo] há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que [o Espírito Santo] há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar). É claro que o Espírito é Amor também, como o Pai é a fonte da Divindade (1Jo 5.1b, Hb 1.5, Jo 15.26) e como o Filho é o Poder, Sabedoria (1Co 1.24) e Palavra de Deus (Jo 1.1), mas não podemos extrapolar com isso, pois, acima de tudo, o Pai, Filho e Espírito são três Pessoas, três “centros distintos de conhecimento, amor, vontade e ação” como disse Boécio no Séc. VI, que se relacionam entre Si e conosco e que são ligados pela essência divina de Deus que se chama Yahweh - a realidade absoluta, o Eu Sou, o ser Absoluto em Amor (sem rejeitar o ciúme benigno do amor de Deus).

Portanto, em contradição com a realidade do mundo longe de Deus, o que vejo e creio que é possível de se afirmar com precisão, olhando toda a Bíblia, toda a cosmovisão cristã, todo o histórico da Igreja, e todo o relacionamento de Deus com seu povo por Cristo e pelo Espírito Santo, unindo o significado do nome de Deus, Yahweh (de Êxodo 3), com o Novo Testamento, que trouxe luz ao Antigo, é que Deus Triuno é a Realidade Absoluta (da qual originalmente todas as outras realidades derivam) regida por Amor e que permanece eternamente em Amor.

Amém!

pdf (mesmo link):

https://www.mediafire.com/file/h3vhvb3vyjf96wm/Teologia_Sistem%25C3%25A1tica_Interdenominacional_-_Roberto_F._Rossi_-_800p_abril_2%25C2%25AA_ed._clubedeautores.pdf/file



Nenhum comentário:

Postar um comentário