PDF do dia 12. Atualizações abaixo. Atualização do dia 12 no último parágrafo abaixo.
Fui obrigado a voltar com 700p, fonte um ponto menor (10 para o corpo do texto).
Link novo:
12.17.1 A Salvação de Israel conforme Romanos 11
Embora eu houvesse escrito algo
sobre isso anteriormente, fui orar de madrugada em abril de 2024 e o Senhor me
mostrou que faltava um dedinho de exatidão em mim, e me trouxe à lembrança
Romanos 11, que fui ler com atenção. Assim, falemos sobre a salvação de Israel,
profetizada por Isaías e ratificada pelo apóstolo Paulo em Romanos 11:
O apóstolo Paulo diz em Romanos
11.26: E assim todo o
Israel será salvo...
Romanos 9-11 fala de judeus (um
povo), e gentios (o resto do mundo), e como o evangelho alcançou os gentios até
que entrasse a plenitude dos gentios, e depois todo Israel seria salvo.
Devo informar que Romanos 9-11 com
certeza está realmente falando tanto do povo de Israel segundo a carne, em
contradição aos gentios, como dos eleitos de Israel. Porém, a salvação tanto
dos gentios como de Israel é só em Cristo. Romanos 9.6 diz que nem todos os que são de Israel são de Israel; Rm 9.8 diz que não são
os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são
contados como descendência. E
Romanos 9 é o mesmo assunto e a mesma perícope de Romanos 11. Portanto, quando
Paulo diz que todo Israel será salvo, neste capítulo de Rm 11 especificamente,
não está falando da Igreja/gentios (ainda que a Igreja seja o Israel de Deus),
mas dos judeus crentes, em Cristo em comparação aos gentios convertidos.
Devemos notar cuidadosamente em
Romanos 11 que desde Abraão até Cristo era a época dos judeus, na qual eles
foram obedientes (quero dizer, os eleitos dentro deles, claro), e nós, gentios,
desobedientes. Era salvo no Antigo testamento quem seguisse a fé dos judeus,
pois Jesus disse para a mulher samaritana que a salvação veio dos judeus.
É claro que ninguém é nem foi salvo
pela lei, nem Israel (Romanos 3:20). A lei convence do pecado, mas o Senhor
salva pela Sua graça. Todos são salvos por Cristo, e pela fé, ainda que no
Antigo Testamento Cristo não havia mostrado a plenitude do Reino de Deus na
Terra.
Continuando, Lucas 21.24 conforme
Romanos 11 diz que Jerusalém será
pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem: é conhecido que alguns séculos atrás o povo era muito mais cristão e
temente a Deus do que no século 20 e 21, pois o evangelho havia chegado
praticamente ao mundo todo diversas vezes, com diversos avivamentos. A América
do Norte e a Europa eram praticamente cristãs séculos atrás, mas Satanás, sendo
solto, enganou as pessoas das nações do mundo, incluindo os crentes carnais e os
filhos dos fiéis trazendo apostasia, tirando Deus da consciência do homem,
conforme explanado em algumas dessas seções.
E quando que Jerusalém foi pisada
pelos gentios? Quando dela foram expulsos o povo judeu desde 70 d.C. (ou 66 d.C., no início da primeira guerra judaico-romana profetizada por Daniel, antes
dos três primeiros anos e meio, [2] tempos, tempo e metade de um tempo...). E quando que Jerusalém foi novamente dos judeus? A razão e a
experiência falam que foi quando os judeus voltaram para sua terra, voltando do
mundo todo, criando o estado de Israel, que não são chamados nem de hebreus,
nem de israelitas conforme o passado, mas israelenses.
Ok, mas todo o Israel será salvo?
Olhe, nem no passado quando Israel era o único povo eleito todos os israelitas
haviam sido salvos, pois é pela fé, havia os fiéis e os infiéis, trigo e joio,
como nas denominações cristãs.
Desta maneira, não todo o povo,
pois isso não existe (só no Céu), mas apenas os da fé são salvos, e não os que
são da lei (cf. Romanos 9.30-32). Ou seja, os israelenses e gentios fora de
Cristo, fora da fé e fora da graça não são salvos, mas os israelenses e gentios
salvos por Cristo, pela fé e pela graça são eternamente salvos desde esta
Terra.
Isso tudo porque o apóstolo Paulo
também diz em Romanos 11 que Deus encerrou a todos na desobediência para com
todos agir de misericórdia: de Abraão até Cristo, pouco mais de dois mil anos
em que o povo de misericórdia era judeu, e os endurecidos, os gentios. De
Cristo até o final dos tempos dos gentios, os povos de misericórdia eram os
gentios, e os endurecidos, judeus (claro que algumas pessoas sempre são salvas
por Cristo, mesmo no endurecimento). Agora, depois da criação do Estado de
Israel pela providência de Deus, conforme Romanos 11, depois que a plenitude
dos gentios havia entrado (pois o evangelho chegou a todo o mundo –
interpretando isso com bom senso – diversas vezes), o endurecimento foi
retirado sobre Israel (Rm 11.25-27), e Jesus os lavará dos seus pecados (os
eleitos, claro), assim como aos gentios:
Rm 11.25b-27 ...que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a
plenitude dos gentios haja entrado. E assim todo o Israel será salvo, como
está escrito: de Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as
impiedades. E esta será a minha aliança com eles, quando eu tirar os seus
pecados.
E a aliança que será feita com
eles, é obviamente a aliança de nosso Senhor Jesus Cristo, a mesma que a nossa,
pois senão seria uma blasfêmia e confusão conforme mostra o “APÊNDICE C – Aliancismo versus Dispensacionalismo; Reflexão
sobre o Milênio na visão Dispensacionalista versus a Escritura Sagrada: A
Consequência de se Interpretar Profecias do Antigo Testamento Literalmente”.
Quando Deus lhes tirar os pecados
(ou se já estiver tirando desde o avivamento da independência de seu país), não
tirará obviamente do povo todo, mas apenas dos que estão em Cristo: judeus
crentes. A salvação é só em Jesus, Solus Christus.
Falando sobre os judeus crentes,
Romanos 11.12 “E se a sua
queda [queda de Israel] é a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos
gentios, quanto mais a sua plenitude!” e Romanos 11.24 “Porque,
se tu [gentio] foste cortado da natural oliveira brava e, contra a
natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses [judeus], que são
naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!” mostra que muitos dos judeus crentes são mais fiéis, tementes a Deus e
agradáveis a Deus dando melhor fruto do que os gentios crentes, especialmente
nesses dias de apostasia (em que só falta Jesus voltar), pois é natural para
eles, e não como nós, gentios, que éramos oliveiras bravas e fomos enxertados na boa
oliveira! Se um avivamento entre os gentios traz grande salvação, imagine entre
os judeus, visto que até Jesus era judeu!
Os judeus como povo não são mais
povo escolhido de Deus da mesma forma que no Antigo Testamento: o Novo
Testamento considera que o povo judeu verdadeiro e eleito é o povo constituído
por judeus crentes em Cristo (Deus não rejeitou Israel cf. Romanos 11.1-5, que
são as pessoas de origem judaica que são da fé e da promessa: fé cf. Romanos
9.30-32; promessa cf. Romanos 9.6-8), assim como a Igreja verdadeira é
constituída apenas de salvos (incluindo esses judeus crentes acima), e não de
denominações.
Rejeitamos afirmações como “o
tempo da graça já acabou” pois não são afirmações verdadeiras, uma vez que
quando Israel estava endurecido ainda havia salvação a todo israelita que
quisesse ser da fé em Cristo, e quando os gentios estavam endurecidos, ainda
havia salvação a todos aqueles que quisessem servir ao Deus de Israel mesmo
fora de Israel, como Naamã. Deus dá chance a todos. E Jesus breve voltará
fechando a “arca da salvação” a judeus e gentios (todos), e logo em seguida
virão o julgamento final e a eternidade.
Creio que só falta Jesus voltar,
e receber os seus filhos eleitos, sejam judeus ou gentios, na glória do Pai e
no Reino eterno do Nosso Senhor Jesus Cristo.
Amém.
Doutrina da Igreja, Introdução, 11.1
A Igreja, que é o novo Israel de Deus (pela fé), substituiu Israel (com seus moldes do Antigo
Testamento) na nova aliança (significa que Deus trata Israel no período do Novo
Testamento (que se inicia na ressurreição de Cristo e termina na eternidade) da mesma maneira que trata a Igreja do Novo Testamento): 1Pedro 2.9,10 Mas vós sois a geração eleita, o
sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as
virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Vós, que
em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis
alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia; Mateus 21.43 Portanto,
eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado [Israel na antiga aliança], e será dado a uma nação que dê os seus frutos [judeus e gentios crentes: Igreja].
Questão 30 das 80 questões que farão de você um ateu respondidas por um cristão:
Deus
preservou a Israel principalmente para trazer o Cristo com a Sua Salvação, e
para cumprir com as promessas a Abraão, Moisés, Davi etc. além de eleger
indivíduos fiéis (no AT, apenas judeus, no NT, judeus e gentios crentes). Eis
que Cristo já veio e disse em Mateus 24 em diante: e matar-vos-ão (Mateus
24.9), como Cristo também morreu, e como 100 mil cristãos morrem todo ano por
amor a Deus e vão direto conscientes à vida eterna com Cristo, onde receberão
grande recompensa nos céus por ficarem fiéis até a morte. Os judeus como povo não
são mais povo escolhido de Deus da mesma forma que no Antigo Testamento: o Novo
Testamento considera que o povo judeu verdadeiro e eleito/escolhido é o povo
constituído por judeus crentes em Cristo (Deus não
rejeitou Israel cf. Romanos 11.1-5, que são as pessoas de origem judaica que
são da fé e da promessa: fé cf. Romanos 9.30-32; promessa cf. Romanos 9.6-8).
O povo judeu da época de Jesus, cuja maioria se justificava pela lei, rejeitou
ao Senhor Jesus como messias e foi penalizado pela Tribulação de 70 d.C.
(martírio): falaram “o Seu Sangue caia sobre nós”. Eis que apenas os judeus crentes
são salvos e povo escolhido. Ninguém será salvo pela lei de Moisés, ainda que
seja Israel, mas é pela fé. Os crentes (sejam judeus ou gentios, judeus ou o
resto do mundo) pela fé são o Israel de Deus, pois somos descendentes de
Abraão, que foi o pai tanto dos judeus (circuncisão) como dos gentios (não
judeus; a incircuncisão (ver Romanos)).
Para esclarecimento, Israel não é mais povo de Deus
no período neotestamentário nos mesmos moldes do Antigo Testamento, com
sacrifícios, templo, sacerdotes, lei mosaica etc., mas no período do Novo
Testamento / nova aliança (que se inicia na ressurreição e termina na eternidade) Deus considera Israel como povo escolhido de judeus convertidos em
Cristo, e Ele os trata como trata a Igreja do Senhor, com a mesma Nova Aliança,
pois a Igreja Universal, Mística e Una é composta tanto de judeus como gentios
da fé em Cristo, constituída de pessoas salvas, e nela estão inclusos os salvos
do povo de Israel, e Israel não foi rejeitado por Deus (isso não quer dizer que
algum sacrifício futuro de animais num eventual templo voltará a ter valor
diante de Deus – não vai – pois o de Cristo foi o supremo e último sacrifício
diante de Deus, perfeito e celestial). Maior esclarecimento na seção 12.17.1
A Salvação de Israel conforme Romanos 11.
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