quinta-feira, 11 de abril de 2024

Fui orar de madrugada, e Deus me levou a Romanos 11. Teologia Sistemática Atualizada dia 12, 700p de novo, fonte 10.

PDF do dia 12. Atualizações abaixo. Atualização do dia 12 no último parágrafo abaixo.

Fui obrigado a voltar com 700p, fonte um ponto menor (10 para o corpo do texto).

Link novo:

https://www.mediafire.com/file/goflv7bfghu1lfm/Teologia+Sistemática+Interdenominacional+-+Roberto+F.+Rossi+-+700p+abril+2ª+ed.+clubedeautores.pdf/file

 

12.17.1 A Salvação de Israel conforme Romanos 11

Embora eu houvesse escrito algo sobre isso anteriormente, fui orar de madrugada em abril de 2024 e o Senhor me mostrou que faltava um dedinho de exatidão em mim, e me trouxe à lembrança Romanos 11, que fui ler com atenção. Assim, falemos sobre a salvação de Israel, profetizada por Isaías e ratificada pelo apóstolo Paulo em Romanos 11:

O apóstolo Paulo diz em Romanos 11.26: E assim todo o Israel será salvo...

Romanos 9-11 fala de judeus (um povo), e gentios (o resto do mundo), e como o evangelho alcançou os gentios até que entrasse a plenitude dos gentios, e depois todo Israel seria salvo.

Devo informar que Romanos 9-11 com certeza está realmente falando tanto do povo de Israel segundo a carne, em contradição aos gentios, como dos eleitos de Israel. Porém, a salvação tanto dos gentios como de Israel é só em Cristo. Romanos 9.6 diz que nem todos os que são de Israel são de Israel; Rm 9.8 diz que não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência. E Romanos 9 é o mesmo assunto e a mesma perícope de Romanos 11. Portanto, quando Paulo diz que todo Israel será salvo, neste capítulo de Rm 11 especificamente, não está falando da Igreja/gentios (ainda que a Igreja seja o Israel de Deus), mas dos judeus crentes, em Cristo em comparação aos gentios convertidos.

Devemos notar cuidadosamente em Romanos 11 que desde Abraão até Cristo era a época dos judeus, na qual eles foram obedientes (quero dizer, os eleitos dentro deles, claro), e nós, gentios, desobedientes. Era salvo no Antigo testamento quem seguisse a fé dos judeus, pois Jesus disse para a mulher samaritana que a salvação veio dos judeus.

É claro que ninguém é nem foi salvo pela lei, nem Israel (Romanos 3:20). A lei convence do pecado, mas o Senhor salva pela Sua graça. Todos são salvos por Cristo, e pela fé, ainda que no Antigo Testamento Cristo não havia mostrado a plenitude do Reino de Deus na Terra.

Continuando, Lucas 21.24 conforme Romanos 11 diz que Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem: é conhecido que alguns séculos atrás o povo era muito mais cristão e temente a Deus do que no século 20 e 21, pois o evangelho havia chegado praticamente ao mundo todo diversas vezes, com diversos avivamentos. A América do Norte e a Europa eram praticamente cristãs séculos atrás, mas Satanás, sendo solto, enganou as pessoas das nações do mundo, incluindo os crentes carnais e os filhos dos fiéis trazendo apostasia, tirando Deus da consciência do homem, conforme explanado em algumas dessas seções.

E quando que Jerusalém foi pisada pelos gentios? Quando dela foram expulsos o povo judeu desde 70 d.C. (ou 66 d.C., no início da primeira guerra judaico-romana profetizada por Daniel, antes dos três primeiros anos e meio, [2] tempos, tempo e metade de um tempo...). E quando que Jerusalém foi novamente dos judeus? A razão e a experiência falam que foi quando os judeus voltaram para sua terra, voltando do mundo todo, criando o estado de Israel, que não são chamados nem de hebreus, nem de israelitas conforme o passado, mas israelenses.

Ok, mas todo o Israel será salvo? Olhe, nem no passado quando Israel era o único povo eleito todos os israelitas haviam sido salvos, pois é pela fé, havia os fiéis e os infiéis, trigo e joio, como nas denominações cristãs.

Desta maneira, não todo o povo, pois isso não existe (só no Céu), mas apenas os da fé são salvos, e não os que são da lei (cf. Romanos 9.30-32). Ou seja, os israelenses e gentios fora de Cristo, fora da fé e fora da graça não são salvos, mas os israelenses e gentios salvos por Cristo, pela fé e pela graça são eternamente salvos desde esta Terra.

Isso tudo porque o apóstolo Paulo também diz em Romanos 11 que Deus encerrou a todos na desobediência para com todos agir de misericórdia: de Abraão até Cristo, pouco mais de dois mil anos em que o povo de misericórdia era judeu, e os endurecidos, os gentios. De Cristo até o final dos tempos dos gentios, os povos de misericórdia eram os gentios, e os endurecidos, judeus (claro que algumas pessoas sempre são salvas por Cristo, mesmo no endurecimento). Agora, depois da criação do Estado de Israel pela providência de Deus, conforme Romanos 11, depois que a plenitude dos gentios havia entrado (pois o evangelho chegou a todo o mundo – interpretando isso com bom senso – diversas vezes), o endurecimento foi retirado sobre Israel (Rm 11.25-27), e Jesus os lavará dos seus pecados (os eleitos, claro), assim como aos gentios:

Rm 11.25b-27 ...que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: de Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades. E esta será a minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados.

E a aliança que será feita com eles, é obviamente a aliança de nosso Senhor Jesus Cristo, a mesma que a nossa, pois senão seria uma blasfêmia e confusão conforme mostra o “APÊNDICE C – Aliancismo versus Dispensacionalismo; Reflexão sobre o Milênio na visão Dispensacionalista versus a Escritura Sagrada: A Consequência de se Interpretar Profecias do Antigo Testamento Literalmente”.

Quando Deus lhes tirar os pecados (ou se já estiver tirando desde o avivamento da independência de seu país), não tirará obviamente do povo todo, mas apenas dos que estão em Cristo: judeus crentes. A salvação é só em Jesus, Solus Christus.

Falando sobre os judeus crentes, Romanos 11.12 “E se a sua queda [queda de Israel] é a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude!” e Romanos 11.24 “Porque, se tu [gentio] foste cortado da natural oliveira brava e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses [judeus], que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira! mostra que muitos dos judeus crentes são mais fiéis, tementes a Deus e agradáveis a Deus dando melhor fruto do que os gentios crentes, especialmente nesses dias de apostasia (em que só falta Jesus voltar), pois é natural para eles, e não como nós, gentios, que éramos oliveiras bravas e fomos enxertados na boa oliveira! Se um avivamento entre os gentios traz grande salvação, imagine entre os judeus, visto que até Jesus era judeu!

Os judeus como povo não são mais povo escolhido de Deus da mesma forma que no Antigo Testamento: o Novo Testamento considera que o povo judeu verdadeiro e eleito é o povo constituído por judeus crentes em Cristo (Deus não rejeitou Israel cf. Romanos 11.1-5, que são as pessoas de origem judaica que são da fé e da promessa: fé cf. Romanos 9.30-32; promessa cf. Romanos 9.6-8), assim como a Igreja verdadeira é constituída apenas de salvos (incluindo esses judeus crentes acima), e não de denominações.

Rejeitamos afirmações como “o tempo da graça já acabou” pois não são afirmações verdadeiras, uma vez que quando Israel estava endurecido ainda havia salvação a todo israelita que quisesse ser da fé em Cristo, e quando os gentios estavam endurecidos, ainda havia salvação a todos aqueles que quisessem servir ao Deus de Israel mesmo fora de Israel, como Naamã. Deus dá chance a todos. E Jesus breve voltará fechando a “arca da salvação” a judeus e gentios (todos), e logo em seguida virão o julgamento final e a eternidade.

Creio que só falta Jesus voltar, e receber os seus filhos eleitos, sejam judeus ou gentios, na glória do Pai e no Reino eterno do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Amém.


Doutrina da Igreja, Introdução, 11.1

A Igreja, que é o novo Israel de Deus (pela fé), substituiu Israel (com seus moldes do Antigo Testamento) na nova aliança (significa que Deus trata Israel no período do Novo Testamento (que se inicia na ressurreição de Cristo e termina na eternidade) da mesma maneira que trata a Igreja do Novo Testamento): 1Pedro 2.9,10 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia; Mateus 21.43 Portanto, eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado [Israel na antiga aliança], e será dado a uma nação que dê os seus frutos [judeus e gentios crentes: Igreja].


Questão 30 das 80 questões que farão de você um ateu respondidas por um cristão:

Deus preservou a Israel principalmente para trazer o Cristo com a Sua Salvação, e para cumprir com as promessas a Abraão, Moisés, Davi etc. além de eleger indivíduos fiéis (no AT, apenas judeus, no NT, judeus e gentios crentes). Eis que Cristo já veio e disse em Mateus 24 em diante: e matar-vos-ão (Mateus 24.9), como Cristo também morreu, e como 100 mil cristãos morrem todo ano por amor a Deus e vão direto conscientes à vida eterna com Cristo, onde receberão grande recompensa nos céus por ficarem fiéis até a morte. Os judeus como povo não são mais povo escolhido de Deus da mesma forma que no Antigo Testamento: o Novo Testamento considera que o povo judeu verdadeiro e eleito/escolhido é o povo constituído por judeus crentes em Cristo (Deus não rejeitou Israel cf. Romanos 11.1-5, que são as pessoas de origem judaica que são da fé e da promessa: fé cf. Romanos 9.30-32; promessa cf. Romanos 9.6-8). O povo judeu da época de Jesus, cuja maioria se justificava pela lei, rejeitou ao Senhor Jesus como messias e foi penalizado pela Tribulação de 70 d.C. (martírio): falaram “o Seu Sangue caia sobre nós”. Eis que apenas os judeus crentes são salvos e povo escolhido. Ninguém será salvo pela lei de Moisés, ainda que seja Israel, mas é pela fé. Os crentes (sejam judeus ou gentios, judeus ou o resto do mundo) pela fé são o Israel de Deus, pois somos descendentes de Abraão, que foi o pai tanto dos judeus (circuncisão) como dos gentios (não judeus; a incircuncisão (ver Romanos)).



Apêndice do Aliancismo vs Dispensacionalismo (Escatologia e Teologia Sistemática, 12h- 12/abr/24, mesmo link.

Para esclarecimento, Israel não é mais povo de Deus no período neotestamentário nos mesmos moldes do Antigo Testamento, com sacrifícios, templo, sacerdotes, lei mosaica etc., mas no período do Novo Testamento / nova aliança (que se inicia na ressurreição e termina na eternidade) Deus considera Israel como povo escolhido de judeus convertidos em Cristo, e Ele os trata como trata a Igreja do Senhor, com a mesma Nova Aliança, pois a Igreja Universal, Mística e Una é composta tanto de judeus como gentios da fé em Cristo, constituída de pessoas salvas, e nela estão inclusos os salvos do povo de Israel, e Israel não foi rejeitado por Deus (isso não quer dizer que algum sacrifício futuro de animais num eventual templo voltará a ter valor diante de Deus – não vai – pois o de Cristo foi o supremo e último sacrifício diante de Deus, perfeito e celestial). Maior esclarecimento na seção 12.17.1 A Salvação de Israel conforme Romanos 11.


Nenhum comentário:

Postar um comentário