sábado, 20 de maio de 2023

Introdução à teologia sistemática na Introdução da Confissão de Fé Cristã Interdenominacional (26/5/23)

Link do livro físico atualizado:

https://clubedeautores.com.br/livro/confissao-de-fe-crista-interdenominacional-5

Seção nova:

INTRODUÇÃO À TEOLOGIA SISTEMÁTICA

Como introdução à teologia sistemática, a essa confissão de fé cristã interdenominacional com molde de teologia sistemática, vamos explicar o que é teologia sistemática primeiro. Geisler, Norman (2010) nos explica:

“Teologia (lit. theos, “Deus”, e logos, “razão” ou “discurso” é um discurso racional a respeito de Deus.

A Teologia evangélica é definida aqui como um discurso a respeito de Deus que enfatiza a existência de certas crenças cristãs essenciais, que incluem a, mas não se limitam à, infalibilidade e inerrância da Bíblia somente, a tri-unidade de Deus, o nascimento virginal de Cristo, a divindade de Cristo, a total suficiência do sacrifício expiatório de Cristo pelos pecados, a ressurreição física e miraculosa de Cristo, a necessidade da salvação somente pela fé – somente através da graça de Deus, baseada somente na obra de Cristo; o retorno corporal físico de Cristo a este mundo, a felicidade eterna e consciente dos salvos, e o castigo eterno e consciente dos não-salvos.

A Teologia é dividida em várias categorias:

(1) Teologia Bíblica, que é o estudo da base bíblica da Teologia.

(2) Teologia Histórica, que é o debate teológico dos grandes expoentes da igreja cristã;

(3) Teologia Sistemática, que é a tentativa de construir um corpo consistente e compreensível a partir do conjunto completo da revelação de Deus, seja ela a revelação especial (bíblica) ou geral (natural). Geisler (2010).

Grudem, Wayne (2010) dá outra definição: “Teologia sistemática é qualquer estudo que responda à pergunta “O que a Bíblia como um todo nos ensina hoje?” acerca de qualquer tópico

A Apologética (gr. apologia, “defesa”) trata da proteção da Teologia cristã contra os ataques externos. A Polêmica atua na defesa do Cristianismo ortodoxo contra ameaças doutrinárias internas, tal como uma heresia ou um ensino absurdo. [Este livro é uma Teologia Sistemática, e possui capítulos específicos destinados também à Apologética].” Geisler (2010).

Como este livro foca nas doutrinas bíblicas, e em que devemos crer, Grudem (2010) esclarece o que são doutrinas: “Uma doutrina é o que a Bíblia como um todo nos ensina hoje acerca de algum tópico específico.

Este livro, a Confissão de Fé Cristã Interdenominacional, é dividido em:

1. Doutrina da Bíblia, Bibliologia; 2. Princípios de Interpretação das Escrituras Sagradas, Hermenêutica; 3. Doutrina de Deus, Teontologia ou Teologia propriamente dita. Dentro da Doutrina de Deus coloquei também uma área chamada Teologia Filosófica (estudo de tópicos teológicos baseado principalmente na razão e não na Bíblia); 4. Doutrina de Cristo, Cristologia; 5. Doutrina do Espírito Santo, Pneumatologia; 6. Criacionismo Bíblico (Doutrina da Criação Divina); 7. Doutrinas dos Anjos (Angelologia), e dos Demônios (Demonologia), incluindo de Satanás (Satanologia); 8. Doutrina do Homem, Antropologia; 9. Doutrina do Pecado, Hamartiologia; 10. Doutrina da Salvação, Soteriologia; 11. Doutrina da Igreja, Eclesiologia; 12. Doutrina das Últimas Coisas, Escatologia; 13. O capítulo 13 compreende uma teoria (e não uma doutrina), baseado na Bíblia, de como Deus poderia lidar com o futuro, ou seja, é uma discussão sobre a Liberdade Humana versus a Soberania Divina.

Devo salientar que os capítulos mais complexos e importantes para mim são o dez e o doze, ou seja, Doutrina da Salvação (Soteriologia) e das Últimas Coisas (Escatologia). Depois do capítulo 13 vem a Conclusão do livro. Após a Conclusão, fica a Apologética. Já os ANEXOS são escritos cuja maior parte eu não escrevi, e os APÊNDICES são escritos cuja maior parte eu escrevi.

Como escreveu Wayne Grudem (2010, p. 3), a aplicação à vida é uma parte necessária dos estudos de teologia sistemática. Em nenhum lugar das Escrituras encontramos uma doutrina estudada como um fim em si mesma ou isolada da vida. Os escritores bíblicos sempre aplicam seus ensinos à vida. Portanto, qualquer cristão que ler este livro deve ter sua vida cristã enriquecida e aprofundada durante o estudo.

Este livro escrevo e publico sozinho, voluntariamente, para o Reino de Deus, portanto, que o leitor use-o para louvor da Glória de Deus (Efésios 1.14)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário