domingo, 28 de maio de 2023

11.1 e 11.6 Pastores, Apóstolos e Evangelismo - atualizado

11.1 complementação

Como a Confissão de Fé de Westminster corretamente expressa: “Só há dois sacramentos ordenados por Cristo, nosso Senhor, no evangelho, ou seja: o Batismo e a Ceia do Senhor [alguns a chamam de Santa Ceia]. Nenhum dos quais pode ser administrado senão por um ministro da Palavra, legalmente ordenado. Mt 28.19; 1Co 11.20,23; 4.1; Hb 5.4.

11.6 Pastores, Apóstolos e Evangelismo

Cremos que os líderes das igrejas locais (Ef 4.11), ou congregações, devem cumprir os pré-requisitos bíblicos das epístolas pastorais de santificação, encontrados em 1Tm 3. Os pastores devem, mais do que tudo, pastorear as ovelhas (Jo 21.15-17).

Os ministérios de Cristo hoje para pregar a Palavra, segundo a Bíblia, são os pastores (Hb 13.7, 13.17, Ef 4.11), bispos (1Tm 3.2ss, At 20.28) ou presbíteros (os apóstolos Pedro e João se intitulavam também presbíteros, 1Pe 5.1, 3Jo 1, ver também 1Tm 5.17). Pastores, bispos ou presbíteros são, na prática, sinônimos, e não hierarquia. O ministério para servir chama-se “diácono” conforme o Novo Testamento, instituído pelo Espírito Santo em Atos. Já acerca das mulheres, a Bíblia fala de mulheres que serviram a Jesus e os apóstolos, portanto a Bíblia permite diaconisas. Acerca de mulheres no ministério da Palavra falo na seção 8.4.2, que a Bíblia não usa a expressão “pastora”, mas “irmã” etc., e, sim, dá o aval para mulheres pregarem a Palavra sem limites.

Acerca dos apóstolos. Cremos que Jesus verdadeiramente apareceu a Saulo no caminho de Damasco, onde as pessoas testemunharam da aparição, ou seja, não foi simplesmente uma visão ou sonho. Além disso, Jesus verdadeiramente intitulou os apóstolos com esse título de apóstolo, de modo que não o fizeram para si mesmos, ou para se mostrar maior do que outro. O ministério do apostolado verdadeiro está fechado, pois Paulo disse: depois apareceu a mim por último, como a um abortivo (1Co 15.8). Se é último, não existe outro.

Grudem (2010), como eu, concorda que o ministério do apostolado está fechado. A Bíblia nos indica como apóstolos os onze fiéis escolhidos por Cristo (Mateus 10.2-4; Simão Pedro, André, seu irmão, Tiago filho de Zebedeu, João, seu irmão, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago filho de Alfeu, Lebeu, apelidado Tadeu (esse é Judas cf. Lucas 6.16), e Simão, o Zelote), mais Matias, no lugar de Judas (Atos 1.23-26), Tiago, irmão do Senhor Jesus (Gálatas 1.19 E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor), Barnabé e Paulo (Atos 14.14 Ouvindo, porém, isto os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgaram as suas vestes, e saltaram para o meio da multidão, clamando). Deste modo, poderiam existir outros apóstolos se Jesus os tivesse chamado como tal naquela época.

Os apóstolos tinham autoridade para falar e escrever palavras que eram “palavras de Deus” em sentido absoluto. Não acreditar neles ou desobedecer a eles era o mesmo que não crer em Deus e desobedecer a Deus. Os apóstolos, portanto, tinham autoridade para escrever palavras que se tornaram palavras da Bíblia. Este fato por si só nos sugere que havia algo de singular no ofício de apóstolo, e não esperaríamos que ele continuasse hoje, porque atualmente ninguém pode acrescentar palavras à Bíblia e tê-las na conta de palavras de Deus ou como parte das Escrituras. Grudem (2010).

O verdadeiro chamado para o apostolado é para a formação de doutrina (Atos 2.42), ou seja, os apóstolos, pela sua doutrina, são o fundamento da doutrina das Escrituras para nós, através de Cristo. Acabou a revelação bíblica (doutrina dos apóstolos), inerrante, não tem mais verdadeiro apostolado revelado e chamado por Cristo. Os apóstolos hoje, como missionários, ou como liderança, como bispos de igreja no método episcopal, na maioria das vezes, querem ser superiores aos seus bispos, e estes superiores aos seus pastores. Essa hierarquia não existe na Bíblia. Isso é para engrandecimento próprio, ou, se não for, é vaidade.

Cremos que a Igreja tem a missão de evangelizar, levando a mensagem do evangelho de Jesus Cristo a todas os povos e nações quando Deus der a oportunidade, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, princípios que constituem a grande comissão de Cristo à Igreja em conjunto, Mt 28.19-20. Todos devemos evangelizar através de um bom testemunho, mas cada um tem o seu chamado e o seu dom específico: a missão de ser evangelista propriamente dita, com exceção do evangelismo ao próximo (conhecidos, amigos e familiares), é para aqueles que tem o dom específico de evangelista, segundo Ef 4.11. Não pegue um fardo que Deus não lhe deu, como querer ser missionário ou evangelista de ruas sem ter vocação, mas sirva ao Senhor com seu dom específico (1Pe 4.10-11). Devemos evangelizar, sem que haja contenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário