terça-feira, 5 de agosto de 2025

6/ago/25 9h00 - Complementação à Teologia Sistemática número 14: livre-arbítrio do homem carnal?

Atualizado 9h00 6/ago/25.

Arquivos atualizados.


8.5 Livre-Arbítrio do Homem Natural? Livre-arbítrio e Apostasia

Essa é uma seção irmã à “Consequências da Queda e Depravação Total”, na Doutrina do Pecado, a próxima doutrina do livro. Aos arminianos que creem que o homem nasce com livre-arbítrio (natural), habilidade de crer, fazer o bem contra sua natureza, à parte da regeneração do Espírito Santo, Armínio se expõe:

Esta é minha opinião a respeito do livre-arbítrio do homem: Em sua condição primitiva, tendo vindo das mãos do Criador, o homem foi dotado com uma porção de conhecimento, santidade e poder, para capacitá-lo a entender, estimar, considerar, desejar e fazer o bem, de acordo com o que lhe foi dado como missão. No entanto, ele não podia realizar nenhum desses atos, exceto com o auxílio da graça divina. Mas em seu estado de descuido e pecado, o homem não é capaz de pensar, nem querer, ou fazer, por si mesmo, o que é realmente bom; pois é necessário que ele seja regenerado e renovado em seu intelecto, afeições e desejos, e em todos seus poderes, por Deus, em Cristo, por intermédio do Santo Espírito, para que possa ser corretamente qualificado para entender, estimar, considerar, desejar e fazer aquilo que realmente seja bom. Quando ele é feito participante dessa regeneração ou renovação, considero que, estando liberto do pecado, ele é capaz de pensar, de querer e fazer aquilo que é bom, mas ainda não sem a ajuda continuada da graça divina. (Armínio, Obras de Armínio, CPAD, 2015). Encontra-se no Volume I, Declaração de Sentimentos, pág. 284-285.

Pode-se entender, claramente, que antes de ser regenerado e renovado – não acredito de maneira alguma que o homem nasça já regenerado/renovado pela graça (mas creio que é através do contato com a Palavra) – o homem não é capaz de nada que é realmente bom para Deus de si mesmo. Portanto, não possui de maneira nenhuma livre-arbítrio, mas apenas age de acordo com sua natureza pecaminosa.

De acordo com Collins, Kenneth (2010), Wesley também expressou que o homem natural não nasce com livre-arbítrio referente à salvação [ou seja, o homem natural não é capaz de fazer o verdadeiro bem diante de Deus, crer em Cristo para sua salvação, e assim por diante, pois todas essas coisas são fruto da graça de Deus, e não de alguma capacidade humana]:

É óbvio que Wesley, por ensinar uma doutrina do pecado original, em muitos aspectos, semelhante à dos reformistas protestantes, nega que os seres humanos possuam livre-arbítrio natural. Jackson, Wesley’s Works, p. 10:229 apud Collins, Kenneth (Teologia de John Wesley, CPAD, 2010).

A Igreja Luterana concorda com Agostinho no seu livro III do Hypognosticon, que todos os homens possuem livre-arbítrio às coisas seculares: Confessamos que em todos os homens há um livre-arbítrio, pois todos têm entendimento e razão naturais, inatos. Não no sentido de que sejam capazes de algo no que concerne a Deus, como, por exemplo, amar e temer a Deus de coração (Livro de Concórdia, 2016). Nesse sentido, é claro que o homem nasce com livre-arbítrio (habilidade de escolha) etc. O que enfatizo é que o homem não nasce com habilidade de escolha às coisas espirituais.

Antes de ser renovado pela graça preveniente o homem é como tronco e pedra:

Por isso, a Escritura Sagrada compara o coração do homem irregenerado com pedra dura, que não cede a quem toca, mas resiste, e com bloco rude e fera indomável. Não que o homem, depois da queda, já não seja criatura racional, ou que seja convertido a Deus, sem ouvir e meditar a palavra de Deus, ou que, em coisas externas, seculares, nada de bom ou de mau possa entender ou, livremente, fazer ou deixar de fazer. Pois, como diz o Dr. Lutero no comentário sobre o Sl 91: “Em coisas seculares e externas, no que tange à alimentação e às necessidades do corpo, o homem é sagaz, inteligente e muito ativo. Mas em coisas espirituais e divinas, que dizem respeito à salvação da alma, é como coluna de sal, como a mulher de Ló, sim, qual tronco e pedra [...]”. Livro de Concórdia, 2016.

Lutero, em Nascido Escravo (2007), traz diversos pontos esclarecedores ao manejar bem a Palavra de Deus, que concordam que o homem natural não possui nem nasce com livre-arbítrio (capacidade de crer, fazer o bem etc.), mas, como o nome do seu livro diz, possui um servo arbítrio: De Servo Arbítrio, A Escravidão da Vontade. Anos mais tarde de escrever esse parágrafo um teólogo luterano me disse que Nascido Escravo não foi escrito por Lutero, mas por um pastor batista chamado Clifford Pond que, condensando as obras de Lutero, deu uma cara de calvinista à teologia do livro. Portanto, vale ler obras como o Livro de Concórdia (2016), escrito em parte por Felipe Melâncton, discípulo de Lutero, para ver que a igreja Luterana, seguindo o seu fundador, Lutero, sempre afirmou que o homem natural não possui nem nasce com livre-arbítrio.

[parágrafos abaixo alterados 9h00 6/ago/25]

Em geral, o homem é capaz de fazer apenas o que a sua natureza permite. Assim, o homem natural, que não tem livre-arbítrio, não pratica o verdadeiro bem pois só possui a natureza pecaminosa (carne), sendo escravo do pecado. E o “homem” glorificado na glória dos Céus (assim como os anjos eleitos), que não terá livre-arbítrio também para pecar, não pecará pois não possuirá mais a natureza terrena pecaminosa (carne), mas será a verdadeira imagem e semelhança de Deus, o qual não somos ainda. O salvo, o homem nascido de novo, é servo de Deus e da Sua justiça, comprado pelo Filho, e tem a tendência de praticar o bem pela graça do Espírito Santo, pois tem a natureza de Cristo que supera a pecaminosa, e a incapacidade de permanecer continuamente no pecado segundo as Escrituras (seção 10.6 Perseverança dos Santos). Já o homem renovado (iluminado e com temor a Deus) no seu estado pré-conversão, com seu livre-arbítrio restaurado – que ainda assim é limitado, pois o homem não pode parar de pecar – ainda faz o mal (ainda não é capaz de realizar obras de justiça) – ver citação de Armínio na seção 10.3.1 O Processo de Conversão e a Graça Preveniente. Esse homem renovado – mas não regenerado (convencido, mas não convertido) – não faz o bem ainda pois não é nascido de novo (raciocínio aprimorado no próximo parágrafo), todavia, deseja o bem com o entendimento – busca a salvação e deseja o bem (Rm 7). Ele está perto de ser justificado segundo John Wesley. Quando Deus o salvar, será um vaso de honra para fazer o bem pela graça do Espírito Santo.

Unindo algumas seções sobre livre-arbítrio (esta (8.5), 10.3.1, 10.3.2, 13.1, 13.6), e complementando (em 2025), falemos de livre-arbítrio e apostasia. Todos temos livre-arbítrio, capacidade de escolha às coisas naturais (música, arte, ciência etc.), e nascem com isso. Já livre-arbítrio / arbítrio “livre” (bem limitado, na verdade) às coisas espirituais é Deus quem renova pela graça preveniente ao contato com o evangelho, o que pode ser perdido pela apostasia (ex. a pessoa voltar à depravação total). Voltando ao assunto, livre-arbítrio é a capacidade de fazer coisas que sua natureza não permite: 1. A natureza do descrente não o permite fazer o bem, exceto pela Graça e pelo livre-arbítrio [*sobre isso escrevi uma observação também no próximo parágrafo, para ninguém interpretar errado] pois esse descrente não tem a natureza de Cristo; 2. A natureza pura de anjos no Céu após a criação e de Adão e Eva no Paraíso não os permitiam pecar, exceto pelo bom livre-arbítrio se rejeitassem o Senhor, pois não tinham a natureza pecaminosa.

Falando de um crente que está no processo de conversão, a fé e o livre-arbítrio são meios para a salvação, não fins em si mesmos (melhor explicado no cap. 10), mas o livre-arbítrio é limitado, visto que ninguém pode parar de pecar nesta terra. Já o salvo, como já possui a natureza de Cristo pelo Espírito Santo e também a pecaminosa, ele possui, na realidade, livre agência, pois é um agente livre, um ser livre, que faz o que a sua natureza permite: quando faz o bem é pelo Espírito, e quando faz o mal é pela própria carne ou natureza humana pecaminosa. Isso não quer dizer que com livre-arbítrio podemos perder a salvação. O livre-arbítrio é obviamente inútil num salvo pois ele já tem as duas naturezas (a de Cristo e a pecaminosa), por isso chamo-o de livre-agência ou servo-arbítrio no cap. 13.

Então, o crente carnal / homem carnal (ou seja, depois de ter contato com o evangelho e antes do ato da salvação) para apostatar da fé (o que significa perder a fé (não salvadora), e não significa perder a salvação), não precisa de nada além de sua própria natureza humana pecaminosa não domada. Já Adão no paraíso e Satanás no céu para cair realmente precisavam do livre-arbítrio, visto que não tinham a natureza pecaminosa. Espero que esteja um pouco esclarecido. Mesmo assim, para esclarecer melhor, escrevamos mais.

Explicação do antepenúltimo parágrafo: *não salvo* fazendo o bem com o livre-arbítrio? Não, claro que não, pelo menos não de si mesmo, não do jeito convencional. Em primeiro lugar, o que quero dizer é que Deus, que é infinito, com Sua Graça Infinita, também usa (ou toma) o ímpio quando Ele quer (não frequentemente), para um propósito soberano. Como dito na conclusão seção 9.7 Boas Obras, algumas vezes pode-se ver a mão de Deus e a graça de Deus (o bem) operando até através do homem carnal (não por si mesmos, mas pela graça, pois só Deus é a fonte do bem verdadeiro). Além disso, Deus também atende a algumas orações de homens não nascidos de novo, como a de Cornélio em Atos 10 (E havia em Cesareia um homem por nome Cornélio, centurião da coorte chamada italiana, piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus. Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia-lhe: Cornélio. O qual, fixando os olhos nele, e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E disse-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus; Atos 10:1-4), quando são para o seu bom propósito (Deus é Bom!). Em segundo lugar, na seção 13.6 Considerações Sobre o Livre-Arbítrio, está explicado que o livre-arbítrio é bem limitado e só opera no não salvo quando Deus “faz tudo”: ninguém pode nem mesmo fazer o bem de si mesmo (inclusive o regenerado) senão pela graça de Deus, pois, frisando, apenas Deus é a fonte e canal de todo bem. Como dito no capítulo 13, a salvação (que é um bem operado pelo Senhor) é uma atuação pontual de Deus na vida de uma pessoa, e nisso estou falando da regeneração e da justificação (atos de Deus), e não da conversão que as antecede, também chamada por mim de processo de conversão (na qual cabe a fé e o livre-arbítrio – ambos capacitados pela graça). Mais detalhes na seção 13.6 e no capítulo 10, especialmente 10.3.1 O Processo de Conversão e a Graça Preveniente.

Voltando ao assunto do livre-arbítrio natural do homem, temos esse verso abaixo:

Apocalipse 22.17 E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.

Tal versículo, embora utilizado por alguns para dizer que o homem natural (antes do contato com o evangelho) possui livre-arbítrio (o que discordo), fala, entretanto, que o Senhor não rejeita a ninguém que o busca, ou seja, não rejeita ninguém que busca segui-lo e tomar de graça da água da vida que vem de Cristo pelo Espírito Santo. Aqueles que desejam seguir o conselho do Espírito e da esposa (Vem.) receberam esse desejo de seguir a Cristo de Deus, e não de si mesmos. Aceite ao Senhor como estás, venha como estás, mesmo pecador, pois não somos nós que nos santificamos, mas o Espírito Santo, o Espírito de Santificação é o agente responsável por santificar a todos aqueles que aceitam a Jesus. Não espere até amanhã para aceitar a Jesus, ainda que não consiga se desfazer do teu pecado, mas o dia aprazível é Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações (Hebreus 4.7). Cristo te esclarecerá (Efésios 5.14), pois Ele é a luz do mundo (João 8.12), e a Sua Palavra é lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho (Salmo 119.105).

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