Feliz natal. Atualizado 25/12 9h52. Post de julho de 2024, consideravelmente melhorado, continuação dos livros "Comentário Bíblico do Sermão do Monte" e de "É Melhor SER do que TER: Provérbios Selecionados e Comentados" nas seções em que abordo a relação entre o crente e o dinheiro. Na ocasião, minha esposa Suzi me ajudou a redigir o texto abaixo.
Graça e Paz a todos.
Deus preparou que eu pudesse novamente ler o bendito Novo Testamento inteiro novamente nessas férias, e Deus me abençoou, corrigiu e ensinou. Também Deus abençoará e falará com qualquer que o fizer.
Eis que eu escrevi há alguns anos um pequeno livreto chamado “Comentário Bíblico do Sermão do Monte”, no qual falo um pouco da relação do crente e o dinheiro, e depois o livro “É Melhor SER do que TER: Provérbios Selecionados e Comentados” que também escrevi que também falo da excelência de SER no Senhor, e da pobreza de não ser no Senhor (o que seria apenas ter dinheiro sem o Senhor).
Portanto, complementando tal raciocínio, vamos aos versículos:
Mateus 16.25 Porque aquele que quiser salvar a sua vida [confiança nas riquezas, fama, poder, ser bem-sucedido sacrificando sua fé], perdê-la-á [perderá a oportunidade de salvação], e quem perder a sua vida [renunciar à vida mundana] por amor de mim, achá-la-á [achará a salvação].
Mateus 6.24 Ninguém pode servir a dois senhores [dinheiro ou Deus]; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom [dinheiro].
Atenção: mesmo Deus dando o meio pra fazer muito dinheiro através da ocupação do provedor(a) de sua família, não pode tomar o tempo de Deus na tua vida: dedicação excessiva ao dinheiro e dedicação a Deus são opostos, antagônicos, exceto se por breves períodos! Amar o dinheiro e amar a Deus são opostos. Deus não pode ser secundário nas nossas vidas. Vigiai. Mas o dinheiro em si mesmo para alguém com sabedoria de Cristo (além de inteligência financeira) e Deus não são de maneira nenhuma opostos. Obviamente, temos que complementar que o dinheiro em si mesmo é bom, mas é péssimo senhor. Quando se torna Senhor/ídolo de alguém (como a palavra Mamom com letra maiúscula como disse Jesus), o Senhor da pessoa não é Jesus, pois a pessoa está sendo escrava do dinheiro.
Mateus 6.33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas [roupas, comida, vestimenta, dinheiro, padrão de vida] vos serão acrescentadas.
Na época apostólica conforme Atos ficava-se com pouco (pouco luxo) e doava-se muito (grande parte dos bens e rendas). Ninguém era obrigado a doar tudo, muito menos fazer voto de pobreza, mas doavam voluntariamente do que sobrava.
Se Deus exaltar alguém com riquezas após a salvação, isso não deve ser seu tesouro:
Mateus 6.19 Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; 20 Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. 21 Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
...se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o coração [sentimento]. (Salmos 62:10 acf)
Uma pessoa rica deveria ter objetivos honestos diante de Deus, objetivos que não contradizem os princípios do Criador. O que poderia ser feito com as riquezas? Que nível de conforto necessito realmente para viver? Como poderia me ocupar cuidando de outras pessoas?
Portanto, se tiver muitos bens, terá que ser um exímio doador, doando talvez grande parte das rendas se já independente financeiramente (ou investindo em algo que dará sustento a milhares de pessoas), senão Deus vai cobrar: o que pouco recebeu, pouco será cobrado; o que muito recebeu, muito será cobrado por Deus:
Lucas 12.48b E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá.
É um grande pecado o que os líderes de igrejas fazem ao juntar dezenas de milhões de dólares para si com o dízimo suado dos fiéis muitas vezes humildes e não investir de verdade aos pobres, nem quitar dívidas dos membros das igrejas (por exemplo, se alguém passa necessidade, apenas dão cestas básicas: isso é uma vergonha). Isso contraria vários princípios bíblicos, como amar o próximo como a si mesmo, e demonstra uma fé praticamente morta, sem obras. Por que um cristão se preocuparia tanto em acumular riquezas na terra se seu alvo não é a terra, se é peregrino e forasteiro aqui?
Outro escândalo para o evangelho é a teologia da prosperidade, que é uma falsa teologia. Faça como fiz, leia em menos de uma semana todo o Novo Testamento e verá que é simplesmente uma abominação comparando essa teologia com a Igreja Primitiva e a vida dos verdadeiros apóstolos. Incrível como muitos caem nisso (até pregadores), é falta de ler a Palavra e reconhecer que não somos melhores que aqueles que viviam no tempo apostólico.
O amor ao dinheiro não deixa as pessoas se salvarem (a semente da Palavra fica infrutífera):
Marcos 4.18 E outros são os que recebem a semente entre espinhos, os quais ouvem a palavra; 19 Mas os cuidados [preocupações] deste mundo, e os enganos [grego apaté/inglês deceit] das riquezas e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera.
Que aproveita o homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Veja:
Marcos 8.35 Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará. 36 Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? 37 Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma?
Não é pecado ser rico, nem ter dinheiro. É bom ter dinheiro (eu também quero), é bom receber o dinheiro que vem do sustento de Deus, trabalhando ou investindo honestamente, e devemos nos esforçar para ganhar mais e gastar menos; devemos nos esforçar também para dar um futuro digno aos nossos filhos, para fazermos faculdade, pós-graduação etc. para que possamos dar uma melhor qualidade de vida aos nossos e ainda ajudar aqueles que tem pouco. É honroso tentar ser independente financeiramente, se for da vontade de Deus para a pessoa. Como diz Hernandes Dias Lopes, o dinheiro é um ótimo servo mas um péssimo senhor.
Paulo aconselhou Timóteo: I Timóteo 6.17. Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas no Deus vivo, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos; 18. Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis; 19. Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam se apoderar da vida eterna.
MAS...
Lucas 16.15 ACF E disse-lhes: Vós [fariseus] sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação.
Comentário de Jamieson, Fausset e Brown em Lc 16.15, "elevado": altamente estimado entre os homens - geralmente levado por aparências plausíveis [dic. Google, plausível, que merece aplauso, aprovação]. (Veja 1Sa 16:7; e Lucas 14:11).
Amém.
Busque o que para Deus é elevado, busque a verdadeira Sabedoria e conhecimento do Santo em humildade.
Assim diz o Senhor: “Que o sábio não se orgulhe de sua sabedoria, nem o poderoso de seu poder, nem o rico de suas riquezas. Jeremias 9:23 NVT
Aquele que deseja se orgulhar, que se orgulhe somente disto: de me conhecer e entender que eu sou o Senhor, que demonstra amor leal e traz justiça e retidão à terra; isso é o que me agrada. Eu, o Senhor, falei! Versículo Jeremias 9:24 NVT
Roberto e Suzi Rossi
Nenhum comentário:
Postar um comentário