Paz
Atualizado 8h30 4/8/24
Eu escrevi em alguns lugares, inclusive na T.S., que achava que provavelmente Salomão tinha sido condenado eternamente por causa da idolatria. Pesquisando isso e amadurecendo o raciocínio vi que eu estava errado visto que multipliquei a gravidade e impacto do pecado de Salomão frente ao poder da graça de Deus.
ATUALIZADO 8h30 4/8/24
Página 160-161 atualizadas:
"O próprio Salomão foi idólatra em sua vida porque muitas de suas mulheres não eram judias nem fiéis, mas idólatras. E elas o perverteram, mas, fazendo um parêntesis aqui, digo que Deus, na velhice de Salomão, teve misericórdia dele, pois ele mostrou fruto de arrependimento: baseado em Versebyverseministry.org (2019 e 2021), com minhas palavras: 1. Salomão era da genealogia de Jesus, e sabe-se que nenhum deles era descrente; 2. Salomão se arrependeu do seu pecado em sua velhice pois escreveu Eclesiastes e o lindo final daquele livro que resume a sua vida (Ec 12.13-14 De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau); 3. Salomão escreveu Provérbios, Eclesiastes (a tradição rabínica disse que Salomão escreveu Eclesiastes em sua velhice) e Cantares, e 2Pedro 1.21 diz que todos os autores dos 66 livros da Bíblia eram santos (Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram, inspirados pelo Espírito Santo); 4. Salomão amava a Deus (1Rs 3.3); 5. A salvação sempre foi pela fé, e Salomão escreveu sobre Jesus, com fé Nele (Pv 8:22-36 e 9:9-10) – quando eu, Roberto, achei que ele havia sido condenado, aumentei em minha consciência a gravidade do pecado (idolatria) dele frente ao poder da graça de Deus – todavia todos somos pecadores e a salvação sempre foi pela fé, como com Abraão, e não por obras. Então, como a fonte acima diz, “uma vez que a condição para a salvação sempre foi a mesma – pela fé nas promessas de Deus – essa condição não foi retirada com o ato de pecado de Salomão”. Amém."
...
pág 216, seção 9.4, a culpa e corrupção herdados pela queda:
Juntando algumas seções, a alma vem diretamente por uma criação de Deus na concepção (seção Origem da Alma), todavia, como diz G. Voetius, F. Turretin e B. de Moor apud Bavinck, Herman (2012, vol. 2, pág. 595), “a alma, embora chamada à existência como uma entidade racional espiritual por uma atividade criativa de Deus [...] recebe seu ser não de cima ou de fora, mas sob as condições e no meio dos vínculos do pecado que oprime a raça humana”. Já o nosso corpo em sua plenitude (tudo, menos a alma ou espírito) certamente vem transmitido por geração de nossos pais, formado de modo único pelo nosso DNA, assim como corretamente a ciência mostra, e Jesus em João 3.6 fala que o que é nascido de carne é carne.
Como descrito na citação de Grudem acima e na seção “4.2 Cristo Nasceu sem Pecado”, herdamos de Adão, o primeiro cabeça ou representante federal da humanidade, a culpa imputada espiritualmente e a corrupção do pecado herdada por geração natural (Gn 5.3; Sl 51.5; Rm 5.12). A respeito da culpa, como Cristo é o segundo e novo cabeça da humanidade, depois da sua ressurreição, ele removeu tal culpa imputada por Adão, ou seja, tirou todos os impedimentos legais à salvação a todo aquele que crê, pela Graça, chamada preveniente ou anterior. Porém, nós, nascidos de novo, sem a culpa que foi imputada por Adão, ainda herdamos a natureza corrompida pelo pecado, pois não somos perfeitos, mesmo nascidos de novo, mas somos ao mesmo tempo santos e pecadores, como Lutero disse.
PDF DA TEOLOGIA SISTEMÁTICA ATUALIZADO, NOVO LINK
ATUALIZADO 8h30 4/8/24:
EPUB:
Nenhum comentário:
Postar um comentário