sábado, 26 de abril de 2025

Complementação à Teologia Sistemática (3): livre-arbítrio e apostasia

Graça e paz.

Todos temos livre-arbítrio, capacidade de escolha às coisas naturais, e nascem com isso. Já livre-arbítrio / arbítrio livre às coisas espirituais é Deus quem renova pela graça preveniente ao contato com o evangelho. Livre-arbítrio é a capacidade de fazer coisas que sua natureza não permite: um pecador fazer o bem (pois não tem a natureza de Cristo), ou um ser no céu pecar (pois não tem a natureza pecaminosa). A fé e o livre-arbitrio são meios para a salvação, não fins em si mesmos, mas o livre-arbítrio é limitado, visto que ninguém pode parar de pecar nesta terra. Como o salvo já possui a natureza de Cristo pelo Espírito Santo e também a pecaminosa, ele possui, na realidade, livre agência, pois é um agente livre, um ser livre, que faz o que a sua natureza permite: quando faz o bem é pelo Espírito, e quando faz o mal é pela própria carne ou natureza humana pecaminosa. Isso não quer dizer que com livre-arbítrio podemos perder a salvação. O crente carnal, para apóstatar da fé (o que significa perder a fé (não salvadora), e não significa perder a salvação), não precisa de nada além de sua própria natureza humana pecaminosa não domada. Já Adão no paraíso e Satanás no céu para cair precisavam do livre-arbitrio, visto que não tinham a natureza pecaminosa.

O salvo não perde salvação pois é nascido de Deus, e não é livre para pecar / permanecer no pecado / viver pecando, pois é escravo de Cristo e tem a semente de Deus.

Qualquer que é nascido de Deus não permanece em pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. (I João 3:9 acf)

Qualquer que permanece nele não pratica o pecado; qualquer que permanece em pecado não o viu nem o conheceu. (I João 3:6 acf)

Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca. (I João 5:18 acf)

Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. (I João 5:4 acf)

A natureza de Cristo num salvo subjuga/vence a natureza pecaminosa.

Deus abençoe

Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário