quarta-feira, 16 de abril de 2025

18/4 Renovados para arrependimento... Hebreus 6:6: Complementação à T.S. (1)

Graça e paz a todos vós.

Explicação aprimorada em 18/4.

Eis que um amigo muito chegado meu hoje quis debater comigo via whatsapp e, mesmo que eu não goste de debater, ficamos 3h20 conversando e trocando informações. Ele, arminiano de 5 pontos, e eu, enfim, armínio-calvinista (soteriologia independente / PRIDED).

O assunto que me pegou foi que meu amigo dizia que se Hebreus 6.6 fala de "outra vez renovados para arrependimento", isso significaria que é uma pessoa que já se arrependeu genuinamente no passado, ou seja, salvo que perdeu a salvação.

Confesso que fiquei vários minutos procurando a resposta na Internet, pois eu não havia dado a devida atenção a esse trecho (ou havia me esquecido...).

Depois de 15 min, sem achar comentário Bíblico que me ajudasse, desisti de procurar: orei a Deus. No mesmo minuto eu fui ler novamente o trecho de Hebreus 6.1-6 na Almeida Corrigida Fiel (2011), mais fiel ao original no Novo Testamento que as outras, e lá no verso 6 não está escrito "sejam reconduzidos ao arrependimento" como na NVI/NVT, mas "renovados PARA arrependimento".


Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, E provaram a boa palavra de Deus, e os poderes do século futuro, E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério. (Hebreus 6:4-6 acf).

Detalhe é que não está escrito RENOVADOS PELO ARREPENDIMENTO (arrependimento passado), mas PARA arrependimento (arrependimento futuro, se não resistir ao Espírito claro)...

Lembrando da soteriologia que Deus me deu:






Explicação que cri que Deus me deu:

Deus renova a todas as pessoas, tirando-lhes da depravação total, através da regeneração parcial para leva-los ao futuro arrependimento. A expressão renovados para arrependimento não quer dizer que já haviam se arrependido, mas que haviam recebido a renovação pela Palavra que os habilitava a crer pelo Espírito ao estilo arminiano (que não cabe falar aqui). Já que recaíram, perderam essa habilidade de aceitar a graça, que veio da renovação do Espírito PARA arrependimento (que levaria PARA O arrependimento se a pessoa não resistisse o Espírito, coisa que não ocorreu - essa pessoa nunca foi salva), e eles recaíram do estágio 2 acima ao 1 novamente da Figura, de renovados pela graça preveniente pela regeneração parcial (fé não salvadora, fé de servo cf. John Wesley, sob a lei... cf. Rm 7) para totalmente depravados novamente (fé morta/sem fé/apostatou).

Concluo que a expressão renovados para arrependimento pode implicar arrependimento futuro (separado da renovação, a qual leva/levaria ao arrependimento), mas se fosse renovados PELO arrependimento, aí eu teria sido convencido que a pessoa já havia se arrependido anteriormente. Aprendi com isso um argumento valioso.

Amém.

Obs. Na parte de cima da figura abaixo eu não sabia bem disso e usei a NVI ou NVT como fonte de Hb 6:6, mas daqui a alguns anos eu troco pela ACF nesta seção da minha Teologia Sistemática Interdenominacional...

Para complementar:



Amém, obrigado por tudo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário