sábado, 11 de janeiro de 2025

A Inerrância da Bíblia e algumas supostas contradições no Novo Testamento, contradição #2

A Inerrância da Bíblia e algumas supostas contradições no Novo Testamento (2023-2024)

Explicação adicional na suposta contradição #2, vi que estava incompleta.

Estava Jesus errado sobre o nome do pai de Zacarias? Mateus 23.



2) “Em Mateus 23:35 é dito que: "Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar"

Porém, Mateus comete um erro, pois o Zacarias que foi morto não era o filho de Baraquias, que foi o autor do livro profético que leva seu nome, mas o filho do sacerdote Joiada. Como mostrado em II Crônicas:

Assim o rei Joás não se lembrou da beneficência que Joiada, pai de Zacarias, lhe fizera; porém matou- lhe o filho, o qual, morrendo, disse: O SENHOR o verá, e o requererá - II Crônicas 24:22”

R. Os dois versículos bíblicos estão corretos, os dois Zacarias, tanto o filho de Joiada como o filho de Baraquias foram mortos perto do templo. Como?

A dica é Mateus 23.35 (Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar): Abel foi o primeiro a morrer, e Zacarias, um dos últimos a contar todo o tempo de escrita do Antigo Testamento. Pois sobre os fariseus cairia o sangue de todos os mártires do Antigo Testamento, então Jesus falava sobre o primeiro e o último mártir.

O que ocorre é que Zacarias filho de Joiada vivia durante o reinado de Joás rei de Judá, que reinou em aproximadamente 885 - 839 a.C. Este não satisfaria o requisito para ser um dos últimos mártires do Antigo Testamento hebraico (Tanakh), cuja escrita acabou em mais ou menos 500 a.C.

Já o Zacarias filho de Berequias, do qual Jesus falou, também morreu perto do templo, pois Jesus nunca mentiu e é onisciente, e profetizou nos anos de 520-510 a.C. aproximadamente, satisfazendo o critério da profecia de Jesus:

De acordo com Dr. Tim Chaffey, 2012 (https://answersingenesis.org/jesus/jesus-is-god/was-jesus-wrong-about-zechariahs-father/):

"Neste caso particular, conhecemos o nome do avô de Zacarias (filho de Berequias). Jesus se referiu ao profeta cujas profecias foram preservadas para nós no livro de Zacarias. O primeiro versículo desse livro afirma: “No oitavo mês do segundo ano de Dario, veio a palavra do Senhor a Zacarias, filho de Berequias, filho do profeta Ido” (Zacarias 1:1). Portanto, o homem a quem Jesus se referiu era neto de um homem chamado Ido (não Joiada), e o seu ministério como profeta começou no segundo ano de Dario. Isto situa o início do ministério de Zacarias por volta de 520 AC. [Data para Zacarias de John C. Whitcomb, Gráfico dos Reis e Profetas do Antigo Testamento. Disponível em certas versões do Logos Bible Software. James Ussher em The Annals of the World situa o reinado de Joás em 878 AC e sua morte em 825 AC, mas concorda que o último Zacarias começou seu ministério em 520 AC. Qualquer uma das datas para Joás mostra que estas são claramente duas pessoas diferentes, separadas por centenas de anos]." Tim Chaffey (2012).

O Targum (Séc II a.C.) em Lamentações 2:20 confirma Mateus 23:35:

“É certo matar sacerdote e profeta no Templo do Senhor, como quando você matou Zacarias, filho [hebr. antepassado, colchetes meus, Roberto] de Ido, o Sumo Sacerdote e profeta fiel, no Templo do Senhor no Dia da Expiação, porque ele o advertiu a não fazer o mal diante do Senhor?”

Fonte:https://www.sefaria.org/Aramaic_Targum_to_Lamentations.2.20?lang=bi

Amém.


Amém.

Obs. Procurei mais "contradições do Novo Testamento" em sites de ateus, li um doc de uns ateus com umas 180 contradições do nt, todas falsas. Fui no site American atheists nas contradições bíblicas também, todas inverídicas e facilmente explicáveis. Portanto, nada a acrescentar.

Roberto


Nenhum comentário:

Postar um comentário