sábado, 30 de março de 2024

Próxima atualização (sem. que vem)

 Graça e paz a todos! Quatro tópicos abaixo para as próximas e IMPORTANTÍSSIMAS atualizações.

1. Semana que vem atualizarei meus livros sobre a Trindade acerca da Cláusula Filioque (procedência do Espírito também do Filho):

O Espírito Santo procede apenas do Pai, ou do Pai e do Filho? Resposta: ambos estão corretos, dependendo do significado atribuído ao verbo proceder:

No quesito de receber sua Divindade, conforme a Escritura, o Espírito é procedente apenas do Pai (o Pai é a fonte da Divindade, ou seja, a causa do Filho e do Espírito). No quesito mais abrangente do termo "proceder", conforme a comunhão da mesma essência (ou substância) entre as três Pessoas da Trindade, em que a Bíblia também é extremamente clara, o Espírito Santo é o Espírito do Pai e do Filho, procedente tanto do Pai como do Filho ("pois o Espírito é dado, revelado, manifesto, advém e é conhecido pelo Filho", conforme Gregório Palamas). Amém.

Gregório Palamas, Tomo (1351 apud Migne, J. P., Patrologiae cursus completus, series graeca, Paris (Apology 142.262C-D, 1857-1866) apud Papadakis, Aristeides (1983, Crisis in Byzantium: The Filioque Controversy in the Patriarchate of Gregory II of Cyprus (1283-1289), New York: Fordham University Press, pág. 91)).

------

2. Também deixo a fonte da citação de Richard Swinburne, The Social Theory of The Trinity, 2018, Oxford.(Anexo - uma teoria racional para o entendimento da Trindade Cristã)

https://ora.ox.ac.uk/objects/uuid:1e1611a1-9bbb-4d35-8aa8-d61d6aa796ba/files/mfadfbc45c14102afc622ba840d691a9f

-------

E, penso em remover parte da conclusào da citação de Stanley Grenz baseado em Agostinho de que a Essência de Deus é o Espírito Santo. 

Estive meditando intensamente no Senhor, e realmente creio que:

A) a essência de Deus conforme João indica e conforme o sacrifício de Cristo claramente indica é o Amor.

Mas eu acho que isso não significa com todas as letras que o Espírito é o amor em que o Pai ama o Filho e o Filho ama o Pai conforme escreveu Agostinho, pois o Espírito é uma Pessoa também, e pra mim também faz sentido que, sendo três Pessoas (e baseado na teoria social da Trindade), o Pai também ama o Espírito e vice-versa e o Filho também ama o Espírito e vice-versa.

É claro que o Espírito é Amor também, como o Pai é a fonte da Divindade e como o Filho é o Poder, Sabedoria e Palavra de Deus, mas não podemos extrapolar com isso, pois, acima de tudo, o Pai, Filho e Espírito são três Pessoas, três centros de consciência e mente etc. que se relacionam entre Si e conosco e que são ligados pela essência divina de Deus que se chama Yahweh - a realidade absoluta, o Eu Sou, o ser Absoluto.

B) a essência de Deus também está baseada no nome Yahweh (Ele É / Eu Sou) - ser Absoluto, subsistente, Ele É a própria realidade absoluta em que vivemos cf. Atos 17 (John Piper afirma isso também).

C) Estou orando para Deus me guiar e me iluminar com mais um parágrafo conectando A e B acima. 

Amém.

D) E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. (Mateus 26:39 acf): Cristo, como tem duas naturezas, a divina e a humana, tem duas vontades também.

---

Vou retirar a fonte Yahweh Ministries também, descobri que é uma seita pseudocristã. Paciência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário