sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

(atualizado 1 / fev) Livro novo disponibilizado de graça no mediafire

Graça e paz.

O ebook abaixo está amadurecido e tenho em mim que Deus me abençoou através desse conhecimento.

"A Bíblia Sagrada - Inerrância; Supostas Contradições; Versões; Texto Recebido e Crítico"


"Versão de 1/fev/25" (Diversas correções no texto:


1. substituído "hebr. antepassado por descendente" na 2º contradição pág 8;

2. 1º parágrafo pág 38 (A Bíblia testifica de si mesma que Deus preserva a sua Palavra, e o Novo Testamento em grego (Textus Receptus ou Texto Recebido) é o livro mais preservado do mundo, sendo a Bíblia o livro mais vendido do mundo e, se não fosse por um erro de copista em Lucas 3.36 no livro que temos hoje em mãos, minha opinião é que o Texto Recebido do Novo Testamento seria considerado na prática inerrante também, assim como é inerrante o original.);

último parágrafo pág 44/início pág 45 (Outra maneira de perceber isso na NVI: Basta só notar que a primeira edição dela (Novo Testamento de 1991) tem muito menos palavras do que a segunda edição de 2001. Foram enxertadas posteriormente, inclusive na Almeida Atualizada (ARA, 1993) para se ter uma Bíblia uniforme usada pela Igreja, visto que a numeração de versículos originalmente foi com uma Bíblia numa versão muito literal, assim como é o Texto Recebido. Infelizmente ouvi falar que voltaram atrás, e a versão de 2023 da NVI assemelha-se em alguns versículos-chave à pobreza da “tradução do Novo Mundo das Testemunhas de Jeová, pois falta muita informação no texto bíblico – acho que não dá para ser mais claro);

pág 43 explicada: 

3.      ACF (apenas 2011): 1Jo 3.9 Qualquer que é nascido de Deus não permanece em pecado [mas se arrepende, colchetes meus];

ARC (1995) e KJV (1611): Qualquer que é nascido de Deus não peca. Isso seria um erro doutrinário que não é o que o original grego quer dizer, pois nós pecamos. 1João 1.10 fala que aquele que diz que não comete pecado é mentiroso. Isso induz o crente ao erro, ele vai entender que é santo, que é falho, mas que não comete pecados, como líderes da Congregação Cristã no Brasil me disseram há vinte anos! ARC (2009), NVT e ARA estão adequadas neste versículo (ARA/ARC: Todo aquele que permanece nele não vive pecando; NVT: Aquele que é nascido de Deus não vive no pecado).

Lund e Nelson, em Hermenêutica (2007, p. 62-63) explicam 1Jo 3.9:

João diz que, ao contrário desses “filhos do diabo” que, por natureza, cometem pecado, os “filhos de Deus” não podem viver pecando. Cada um se ocupa com as obras do próprio pai: os filhos de Deus se ocupam em manifestar seu amor a Deus, obedecendo aos seus mandamentos (1Jo 5.2); os filhos do diabo se ocupam em imitar o pai deles, que está pecando desde o princípio. [...]. João afirma que os nascidos de Deus, tendo repugnância e ódio pelo pecado, não podem pecar; quer dizer, não podem praticar o pecado, ou continuar pecando, como indica o texto original. Em razão de terem nascido de Deus, e aspirando, como aspiram, à perfeição moral completa, é contra a nova natureza deles praticar o pecado: não podem continuar pecando.”"


Download pdf (atualizado 13h50 1º de fev., horário de Brasília):

https://www.mediafire.com/file/12v913sgnmvvlmc/A+Bíblia+Sagrada+-+Inerrância;+Supostas+Contradições;+Versões;+Texto+Recebido+e+Crítico.pdf/file

Se Deus quiser AGORA está bom kkk!

Grande abraço a todos que visitam o blog


Compartilhem para a glória de Deus e a edificação do Reino e da Igreja.

Deus abençoe

Roberto Fiedler Rossi

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Bíblia ACF e os usos do verbo "aniquilar"

Olá! Estando eu estudando a Escritura hoje por algumas horas, depois de ter escrito no ano passado que achava que a palavra grega "katargese/katargeó" traduzida diversas vezes na Bíblia Almeida Corrigida Fiel (primeiramente por Almeida) pela raiz "aniquilar" com usos como "aniquilasse" o diabo em Hebreus 2:14 etc. estava errado (pois o diabo não será aniquilado realmente no sentido de ser morto ou exterminado), graças a Deus (Aleluia!) fui ver o dicionário e vi que o segundo e também real significado de aniquilar significa "anular, tornar sem efeito". Vendo isso muitas passagens nas Bíblias de Almeida que usam a palavra aniquilar ou variantes pretendem comunicar o sentido menos comum da palavra no dicionário de tornar sem efeito e, no caso de Hb 2:14, tornar sem efeito o diabo pelo poder de Cristo.

Amém.

Ebook amazon será atualizado amanhã

Deus abençoe

Roberto

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

A Bíblia Sagrada: Inerrância, Supostas Contradições, Versões, Texto Recebido e Crítico

 Novo ebook

Bíblia Sagrada: Inerrância, Supostas Contradições, Versões, Texto Recebido e Crítico,

unindo dois ebooks meus: A Inerrância da Bíblia... Uma Comparação entre Bíblias...

Aprimorado com referências às doutrinas gnósticas que permanecem até hoje no texto crítico etc.

Conclusões e raciocínios aprimorados 

Link amazon: https://a.co/d/ifCgFe3

Custa 0 para clientes kindle unlimited e 2,00 para não clientes.

Exclusivo amazon no momento.

Graça e Paz

Roberto

sábado, 11 de janeiro de 2025

A Inerrância da Bíblia e algumas supostas contradições no Novo Testamento, contradição #2

A Inerrância da Bíblia e algumas supostas contradições no Novo Testamento (2023-2024)

Explicação adicional na suposta contradição #2, vi que estava incompleta.

Estava Jesus errado sobre o nome do pai de Zacarias? Mateus 23.



2) “Em Mateus 23:35 é dito que: "Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar"

Porém, Mateus comete um erro, pois o Zacarias que foi morto não era o filho de Baraquias, que foi o autor do livro profético que leva seu nome, mas o filho do sacerdote Joiada. Como mostrado em II Crônicas:

Assim o rei Joás não se lembrou da beneficência que Joiada, pai de Zacarias, lhe fizera; porém matou- lhe o filho, o qual, morrendo, disse: O SENHOR o verá, e o requererá - II Crônicas 24:22”

R. Os dois versículos bíblicos estão corretos, os dois Zacarias, tanto o filho de Joiada como o filho de Baraquias foram mortos perto do templo. Como?

A dica é Mateus 23.35 (Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar): Abel foi o primeiro a morrer, e Zacarias, um dos últimos a contar todo o tempo de escrita do Antigo Testamento. Pois sobre os fariseus cairia o sangue de todos os mártires do Antigo Testamento, então Jesus falava sobre o primeiro e o último mártir.

O que ocorre é que Zacarias filho de Joiada vivia durante o reinado de Joás rei de Judá, que reinou em aproximadamente 885 - 839 a.C. Este não satisfaria o requisito para ser um dos últimos mártires do Antigo Testamento hebraico (Tanakh), cuja escrita acabou em mais ou menos 500 a.C.

Já o Zacarias filho de Berequias, do qual Jesus falou, também morreu perto do templo, pois Jesus nunca mentiu e é onisciente, e profetizou nos anos de 520-510 a.C. aproximadamente, satisfazendo o critério da profecia de Jesus:

De acordo com Dr. Tim Chaffey, 2012 (https://answersingenesis.org/jesus/jesus-is-god/was-jesus-wrong-about-zechariahs-father/):

"Neste caso particular, conhecemos o nome do avô de Zacarias (filho de Berequias). Jesus se referiu ao profeta cujas profecias foram preservadas para nós no livro de Zacarias. O primeiro versículo desse livro afirma: “No oitavo mês do segundo ano de Dario, veio a palavra do Senhor a Zacarias, filho de Berequias, filho do profeta Ido” (Zacarias 1:1). Portanto, o homem a quem Jesus se referiu era neto de um homem chamado Ido (não Joiada), e o seu ministério como profeta começou no segundo ano de Dario. Isto situa o início do ministério de Zacarias por volta de 520 AC. [Data para Zacarias de John C. Whitcomb, Gráfico dos Reis e Profetas do Antigo Testamento. Disponível em certas versões do Logos Bible Software. James Ussher em The Annals of the World situa o reinado de Joás em 878 AC e sua morte em 825 AC, mas concorda que o último Zacarias começou seu ministério em 520 AC. Qualquer uma das datas para Joás mostra que estas são claramente duas pessoas diferentes, separadas por centenas de anos]." Tim Chaffey (2012).

O Targum (Séc II a.C.) em Lamentações 2:20 confirma Mateus 23:35:

“É certo matar sacerdote e profeta no Templo do Senhor, como quando você matou Zacarias, filho [hebr. antepassado, colchetes meus, Roberto] de Ido, o Sumo Sacerdote e profeta fiel, no Templo do Senhor no Dia da Expiação, porque ele o advertiu a não fazer o mal diante do Senhor?”

Fonte:https://www.sefaria.org/Aramaic_Targum_to_Lamentations.2.20?lang=bi

Amém.


Amém.

Obs. Procurei mais "contradições do Novo Testamento" em sites de ateus, li um doc de uns ateus com umas 180 contradições do nt, todas falsas. Fui no site American atheists nas contradições bíblicas também, todas inverídicas e facilmente explicáveis. Portanto, nada a acrescentar.

Roberto


sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Edição de 2025 - 3ª Ed. Cópia Física

Prezados, tenho uma novidade. Publiquei uma edição especial da minha Teologia Sistemática Interdenominacional, 3ª edição, (2025), apenas cópia física, no www.clubedeautores.com.br:

https://clubedeautores.com.br/livro/teologia-sistematica-interdenominacional-2

Em uns 2-3 dias úteis a partir de hoje (3/1/25) terá ISBN para as novas impressões. Essa edição não será inicialmente distribuída como ebook em 2025.

Essa edição é a que será distribuída nas livrarias ao redor do Brasil e em alguns países da Europa como cópia física. Ficará pelo menos um ano sem novas atualizações sobre esses mesmos assuntos, inclusive no blog. Teve pequenos aprimoramentos em três seções, e no meu prefácio.

É adequada para quem quiser ler em mãos, eu também gosto, mas não para quem já tem a segunda edição e já lê bastante em formato digital.

O livro é muito bem acabado, uma edição especial formato brochura e orelha, macio, papel branco adequado (não pólen), e impresso aqui em São Paulo numa gráfica, embora distribuído pelo clube de autores. 700 páginas, média de 410 palavras/página, margens pequenas, folha tamanho A5, texto com letra legível tamanho 10 (mas é fácil de ler, não é muito pequena), aprox. 287200 palavras.

Mudanças da segunda edição (versão final) para a terceira edição: 1. Prefácio do Autor totalmente aprimorado, não estava muito bom; 2. referências minhas com respeito a outras pessoas fiéis como Renato Vargens na seção sobre casamento (sobre paternidade, cap. 8...) e John Piper sobre a eleição calvinista (10.5...) aprimoradas; 3. Link no apêndice C Aliancismo vs Dispensacionalismo com a seção 12.3 A Visão Premilenista Dispensacionalista, falando que o apêndice é o clímax do tópico, que se inicia na seção 12.3 e é abordado em todo o cap. 12. Pequenas correções.

Graça e Paz

Roberto