terça-feira, 4 de julho de 2023

Meditação na Palavra: Valor em Deus (veja o post abaixo desse para DOWNLOAD dos meus livros)

Olá, graça e paz. Contrariando uma mensagem antiga e retirada desse blog que eu dizia que uns tem mais valor do que outros já nesta terra, escrevo agora.

Valor de uma pessoa:


1. Se o pecador redimido é e foi salvo pela graça, ele não é melhor do que o ímpio por ser justo.

2. Se os dons são dados por graça (mordomia);

3. Se as obras de justiça que fazemos na terra não somos nós que fazemos, mas Deus quem nos usa;

4. Se somos vasos de barro;

Segue que:

5. Deus Triuno é tudo em todos e ninguém (nenhum ser humano) é melhor do que ninguém.


Então, o que significa os maiores no reino dos céus?

Em primeiro lugar, quando Jesus discursa sobre os maiores e menores, é no céu, e não na terra, assim como ainda não entramos no "reino eterno de Deus e de Cristo":

Atos 14.22 Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por *muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus*.

2 Pedro 1.10-11 Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. Porque assim vos *será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo*.
Percebe-se nestes versos que a entrada no Reino eterno é no futuro, na morte (vinda do Senhor na vida de cada crente), se Jesus não voltar antes.
Portanto, os maiores/menores no Reino dos Céus são os crentes glorificados que receberam/receberão galardão maior ou menor segundo as obras de justiça com que o Espírito Santo os usou.

Além disso, para reflexão, o poder e dom de Deus em cada um de nós é diferente (parábola dos talentos), mas tudo é graça (favor imerecido).
E: Muitos primeiros (com muitos dons, talentos, fama, pastores pomposos) da terra serão derradeiros (últimos, menores) no céu.
"E quem se fizer humilde como esse menino, esse é o maior do reino dos céus".
Até o mérito da não resistência da graça vêm de Deus, pois antes do primeiro contato com a Palavra, não podemos nem aceitar e nem resistir a Deus, para que Deus seja tudo em todos.

Concluímos que na terra, tudo é graça de Deus: todos somos iguais (todas as pessoas são iguais), Deus não faz acepção de pessoas: todos somos imagem de Deus na terra (somos como Deus e o representamos na terra).
Como disse, nem o mais fervoroso cristão é melhor em si mesmo do que o mais imundo ímpio, pois todo o bem, vida, forças, ar que respiramos, alimento, roupas, dons, talento, salvação, graça, fé, esperança e amor vêm de Deus.
Deus é poderoso até dessas pedras fazer filhos a Abraão.
Amém.

Como explicar:
Filipenses 2:3 Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.
1. Na terra somos todos iguais.
2. Cada um de nós bem conhece as suas fraquezas, mas não as do outro;
3. Então fica fácil considerar os outros superiores a si, visto que cada um de nós conhece a sua fraqueza, mas dos outros só a parte externa ou só as coisas boas.
Concluímos que todos somos iguais, cada um considere os outros superiores a si, e que Cristo Jesus é tudo em todos - todo o bem vem da graça de Deus.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário