Graça e paz!
Acabaram de sair do forno:
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11.1 Introdução à Doutrina da Igreja (final)
Cremos em dois sacramentos para a Igreja: O Batismo e a
Ceia. Assim como a Confissão de Fé de Westminster (1643-1649), não consideramos
o batismo e ceia simplesmente ordenanças, ou simplesmente mandamentos, ou que
apenas possuem aparência exterior, mas sacramentos, pelos quais o fiel é
certamente abençoado e agraciado pelo Senhor continuamente (e não pelo
sacramento por ele mesmo).
Como a Confissão de Fé de Westminster corretamente expressa: “Só há dois sacramentos ordenados por Cristo, nosso Senhor, no evangelho, ou seja: o Batismo e a Ceia do Senhor [alguns a chamam de Santa Ceia]. Nenhum dos quais pode ser administrado senão por um ministro da Palavra, legalmente ordenado. Mt 28.19; 1Co 11.20,23; 4.1; Hb 5.4.
11.2 Batismo
Cremos no sacramento do batismo para a Igreja (Mt 28.19). O
método batismal mais adequado biblicamente é a imersão completa (conforme Mt
3.6, Mt 3.16 saiu logo da água) uma
só vez, com imposição de mãos (Hb 6.2), em nome do Pai, do Filho e do Espírito
Santo, (Mt 28.19) sob a autoridade do Senhor Jesus (At 19.5).
Como aprendi há um mês num culto de batismo na Livres
Church, Igreja Livres, denominação a qual frequento, ainda que eu não soubesse
se isso seria realmente correto para Deus, mas como o Senhor me reforçou hoje
de madrugada (13 de outubro de 2025) o raciocínio deste parágrafo em divina
revelação por meio de um lindo sonho, escrevo com confiança e certeza: Acerca
do batismo, por uma questão logística, quem já aceitou a Jesus e tem
compromisso e temor a Deus, mesmo que ainda não conseguiu fazer o curso de
batismo (como é ministrado em diversas denominações cristocêntricas), nem se
inscreveu para a lista de batismo, mas sabendo que fará o curso e que não
deixará a denominação (ou seja, não desaparecerá após o batismo...), pois o
curso demora meses, e nem sempre temos a disponibilidade do curso e culto de
batismo para batizar imediatamente os que se rendem a Cristo como fazia a
igreja primitiva, portanto, frisando, por uma questão logística, o irmão / irmã
pode sim ser batizado pelos ministros legalmente ordenados no culto de batismo
em que estiver no momento em que tal menção e chamado for feito pelos pastores,
e segue-se que está liberado para tomar a Ceia do Senhor dali em diante (talvez
iniciando-se no mesmo culto), isso se não estiver fazendo-o indignamente, pois
quem se batiza e participa da ceia indignamente o faz para sua própria
condenação (sim, inclui-se nisto o batismo), mas quem se batiza e ceia de
acordo com o que instruiu o Senhor Jesus e o apóstolo Paulo nas Escrituras
certamente é abençoado e renovado. Assim, quem já aceitou a Jesus no apelo, já
teve uma mudança interior (regeneração), não deve ser impedido de declarar ao
mundo e a todos externamente pelo batismo que é ovelha e seguidor de Cristo por
uma questão logística – de disponibilidade do curso de batismo na igreja (a
cada três meses, no caso), e de falta de condição para batizar os batizandos
imediatamente após aceitarem a Jesus – pois o culto de batismo só ocorre uma
vez ao mês nessa denominação, e creio que em muitas denominações a realidade é
semelhante, e por isso podem levar isso em consideração em nome do Senhor Jesus.
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