Prezados, há momentos, confesso, em que vi influencers de aparente boa intenção e também pastores ajudando o próximo, que é uma coisa linda, mas filmaram e publicaram nas redes sociais. Já fiquei emocionado também com isso.
Jesus aprovaria isso, ou melhor, daria esmola ou ajuda sob holofotes? Isso é lícito? É assim que deve ser feito?
Minha opinião: Eu *quero* acreditar que o que eles filmam e publicam é a ponta do iceberg / apenas uma amostra de suas esmolas/ajudas/contribuições. É lícito falar de filmar *pequenas* amostras, assim, querendo dizer: "Pessoal das redes sociais, vcs estão me ajudando com like e visualização" - se influencers; "Irmãos, o fruto das ofertas/coletas/dízimo é esse" - se pastores; e a pessoa em destaque retribui com o que pode fazer. Claro que não conhecemos a vida pessoal de ninguém, ou seja, filmar toda ajuda que der é contrário ao que disse Jesus - o que filma recebe galardão de homens, o que *não* " filma"/publica nem faz tocar trombeta sobre ti recebe galardão de Deus (Mateus 6).
Se uma pessoa tem muito nesta terra, Deus requererá mais dele - está em Lucas. Se uma pessoa usualmente faz caridade sempre querendo aparecer isso é um péssimo sinal sobre ela - provavelmente não é honesta/há interesses maiores atrás disso que desagradam a Deus - mas a caridade é lícita, necessária e boa. Se o vídeo sobre caridade é uma pequena porção ou amostra do que o influencer ou pastor faz - e se suas outras (maioria) contribuições ficam entre a pessoa e Deus creio que Jesus o aceitaria, se feito de coração, pois é necessário o pastor mostrar o que faz de bom e dar contas à Igreja sobre o que recebeu; julgo necessário para o influencer ter o equilíbrio e não ostentar, mas ser um exímio doador - nada mais justo isso como feedback para seus seguidores.
Não dá para saber se os aparentemente generosos nas redes sociais são falsos e egoístas ou amorosos e altruístas pelos vídeos, essa é a verdade. Mas até o momento creio que é bom se não há um real motivo pessoal condenável numa notícia escancarada crer que essa pessoa contribuiu de coração - 1Co 13 - o amor não suspeita mal do próximo sem evidências.
E Jesus não disse que esmola em holofotes é pecado (pois é uma ajuda e continua sendo), mas o verdadeiro tesouro vem de cima, que aponta para a salvação da alma, e o Pai galardoa/recompensa ao que ajuda o próximo em oculto e de coração.
Se alguém acha que fiz uma blasfema comparação entre um pastor famoso e um influencer qualquer, onde ambos divulgam suas obras de caridade em vídeos, digo que tenho base para isso. Todos somos pecadores, embora alguns sejam salvos. Perfeito é Jesus. Não dá para colocar a mão no fogo cegamente para nenhum pastor hoje em dia, seja famoso ou não, é a dura verdade. Contam-se nos dedos os que ainda são exemplos.
Não confie cegamente em pastores(as), apóstolos, papas, bispos(as), etc. Só em JESUS!
Não me parece que temos outros John Wesleys hoje, outros apóstolos como Tiago, Paulo, Pedro e João, outros Billy Grahams. Vigiai, os tempos são maus. É dureza até ver as notícias de tanto escândalo no meio gospel. Mas isso não vem de Jesus. A iniquidade aumentou mais uma vez e o amor de muitos esfriou - poucos são realmente salvos, nascidos de novo, conhecem a Deus e são conhecidos Dele. Muitos se autopromovem e ganham fortunas, quase como que vendendo orações de Salmos X, Y, Z, e eu não acho que Deus aceita de MANEIRA ALGUMA isso. As coisas de Deus são de Deus e não de César. Se o contato com pastores via rede social que oram/pregam etc. 4x/dia te tiraram o seu contato pessoal em oração/Palavra/comunhão com Deus - e ainda enriquece-lhes - julgo que não devem agradar a Deus, pois te usurparam a sua habilidade pessoal de oração e comunhão com Deus - Deus te chamou para ter um relacionamento único com Ele - fecha tua porta e ora em oculto ou abra teu celular e ore o que uma certa pessoa colocou na cabeça? Cadê o Espírito Santo na tua vida, Jesus é teu mediador e intercessor ao Pai! Você é sacerdote/sacerdotisa diante de Deus, tem acesso pelo Espírito! Não dependa sua comunhão a homens intercessores ou mediadores! Isso é blasfêmia! Obs. Claro que um pouco não faz mal, só quando te tira da presença pessoal de Deus. Amém
Nenhum comentário:
Postar um comentário